Confira 5 atividades físicas indicadas para mulheres de todas as idades

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 14 de abril de 2024 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se movimentar no dia a dia é muito importante para a saúde das mulheres; veja atividades físicas que são ideais para qualquer idade

Algumas atividades físicas trazem vantagem principalmente para mulheres e em todas as idades – foto Freepik

 

Ainda que seja essencial para todos, as atividades físicas possuem benefícios específicos para as mulheres, como a atenuação dos sintomas da menopausa.

Um estudo publicado na revista médica Journal of Pharmacology demonstrou que os exercícios podem diminuir indiretamente o risco relativo de morte em 35% para elas.

A melhor atividade física para cada mulher dependerá de vários fatores, como a sua idade. Todavia, existem aquelas que são vantajosas para todas as faixas etárias.

Além dos benefícios para a saúde corporal, como menor chance de desenvolver câncer de colo e um melhor controle da pressão arterial, essas práticas ajudam na saúde mental.

“As vantagens do público feminino se exercitar são diversas. Entre elas está a diminuição os sintomas da depressão, que pode ser alcançada com apenas 20 a 40 minutos de prática, três vezes por semana, durante seis semanas”.

“Estar em movimento é uma maneira de manutenção da saúde mental”, comenta o treinador e educador físico Antônio Rebolho, da Academia Gaviões.

O educador físico separou, a seguir, algumas atividades físicas boas para mulheres de todas as idades para incluir na sua rotina. Confira:

Pilates

Uma das atividades físicas mais procuradas por mulheres de todas as idades, o pilates é repleto de benefícios para a saúde.

“Ele é capaz de equilibrar o corpo e a mente, fortalecendo, tonificando e promovendo alongamento, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a disposição e auxiliando a reduzir o estresse”.

“É bom também para o fortalecimento da musculatura profunda e superficial do abdômen feminino, ajudando a manter a boa postura”, explica o especialista.

Natação

Segundo Antônio Rebolho, a natação faz com que o organismo libere mais facilmente os hormônios do bem-estar.

Ademais, a prática, que pode ser feita por mulheres de qualquer faixa etária, é ótima para o sistema respiratório, aumenta a longevidade, estimula os reflexos e ajuda no equilíbrio.

Musculação

A intensidade e as modalidades de musculação podem ser diferentes dependendo da idade e de outras características de cada mulher, porém a prática é ideal em qualquer faixa etária.

Inclusive, pode ser ótima na terceira idade para conservar massa magra, desde que feita da maneira correta e com auxílio de um profissional.

Entre os exercícios de musculação, lembre-se de incluir alguma atividade aeróbica, pois ela também vai ser importante para melhorar o condicionamento físico e, se for o caso, queimar calorias.

Um exemplo é pular corda cerca de 20 minutos ao dia.

Aulas de consciência corporal

Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse nome, mas essas aulas contemplam coisas conhecidas, como o yoga e o alongamento.

“Elas auxiliam na consciência e dimensão do corpo, sendo ideais para quem busca autoconhecimento por serem mais calmas”, diz o educador físico.

Aulas cardiorrespiratórias

Considerada de alta intensidade, essa atividade física também é boa para mulheres de todas as idades. As aulas podem incluir treino funcional, step, spinning, dança e jump e aumentam a frequência cadiorrespiratória, além de auxiliar no ganho de agilidade.

“Recomendo para quem gosta de agitação e coletivismo. Quando a atividade é aplicada com uma boa alimentação, os benefícios para a perda de peso são significativos”, finaliza Rebolho.

*Informações Alto Astral


+ Boa Forma