Constelação artificial de satélites encanta os francanos: já tem app para acompanhar

  • Marcia Souza
  • Publicado em 23 de maio de 2021 às 18:00
  • Modificado em 23 de maio de 2021 às 19:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Possibilidade de visão a olho nu os satélites da spacex encantam pessoas por todo o mundo

Possibilidade de visão a olho nu os satélites da spacex encantam pessoas por todo o mundo

Durante esta semana, muitos francanos se assustaram e se encantaram com as luzes enfileiradas cortando os céus da cidade e despertando dúvidas é curiosidade.

Mas não se tratava de uma invasão extraterrestre e sim dos satélites starlink da gigante empresa aeroespacial SpaceX que deram a honra de serem vistos em Franca a olho nu e inclusive filmados por alguns francanos.

Quem tiver interesse em saber mais sobre os satélites no espaço e até a possibilidade de avistar esses corpos celestes artificiais, pode fazê-lo através do ‘Find Starlink’ – site e aplicativo disponível para celular – é possível acompanhar a trajetória dos objetos lançados na órbita terrestre.

Starlink: grandiosidade e ousadia

O empresário Elon Musk, através de sua empresa aeroespacial SpaceX, criou em 2015 o projeto de Internet Starlink.

Recentemente o Starlink está cada vez mais ganhando notoriedade no mercado, com o objetivo de fornecer cobertura de Internet para todo o mundo, com um menor custo e grande eficácia.

O projeto visa grande penetração em regiões que possuem fraca conectividade banda larga e com pouca possibilidade de implementação de estrutura física.

Ele realiza sua transmissão de dados por meio de lasers, o que permite atingir velocidades comparadas à Internet de fibra óptica, por isso a sua promessa de alta conectividade e alcance.

Sua autorização para começar a operar foi cedida em 2018 e já possui mais de mil satélites na órbita terrestre.

A expectativa da empresa é que sejam enviados até 12 mil satélites para o espaço nos próximos anos, chegando a uma constelação de até 42 mil, número que conseguiria atender todo o mundo.

Os brasileiros já conseguem realizar um pré-cadastro no site da empresa para solicitar um plano de Internet, fazendo uma reserva no valor de 99 dólares, porém não especificam muitos detalhes sobre o serviço.

Segundo os responsáveis, no fim de 2021 o serviço já estará disponível no país, mas depende da autorização da Anatel para execução dos serviços.


+ Astronomia