Com eleição de Patrícia Vanzolini na OAB-SP, francano fica em posição de destaque

  • Robson Leite
  • Publicado em 26 de novembro de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na composição de sua chapa, Patrícia Vanzolini teve a companhia do advogado francano José Chiachiri Neto como conselheiro seccional.

A presidente eleita, Patrícia Vanzolini, com o eleito conselheiro seccional, José Chiachiri Neto

Maria Patrícia Vanzolini Figueiredo foi eleita presidente da OAB/SP para o próximo triênio, de 2022 a 2024.

O pleito foi realizado nesta quinta-feira (25). Patrícia será a primeira mulher a dirigir a seccional paulista, que é a maior do país, com 333 mil advogados. A vencedora recebeu 67.395 votos, 36,05% dos votos válidos.

Na composição de sua chapa, Patrícia teve a companhia do advogado francano José Chiachiri Neto como conselheiro seccional.

Chiachiri foi o único francano na disputa seccional, uma vez que a chapa da situação não colocou nenhum advogado da cidade para o Conselho Estadual.

Origens

Nascido em Franca, filho do professor e historiador José Chiachiri Filho e da professora Maria Ângela de Freitas Chiachiri, ele se formou em 1998 pela Faculdade de Direito de Franca.

Logo em seguida começou a advogar e a militar nas entidades de classe, como as associações de advogado e na própria OAB. Além de Franca, tem base profissional em São Paulo.

Essa militância profissional mostrou uma liderança nata e em sintonia com os anseios dos advogados, colocando-se sempre em posição de destaque.

Logo após sair o resultado da eleição, Chiachiri Neto deu uma declaração ao Jornal da Franca. Emocionado, lembrou as lições de seu pai.

“Nessa hora me vem a lembrança do meu pai. Se tenho de brindar, que seja a ele, que me ensinou tudo, inclusive a esperar a hora certa”, disse.

Presidente eleita

É fundadora e diretora do Movimento 133 (M133). Possui graduação, mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Foi vice-presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo (ABRACRIM-SP) e sócia do Escritório Brito e Vanzolini Advogados Associados.

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Damásio Educacional.

Autora de obras como “Manual de Direito Penal”, pela editora Saraiva, e a mais recente “Teoria da Pena: Sacrifício, Vingança e Direito Penal”, publicada pela editora Tirant Brasil, entre outras.