Livro sobre Justiça criminal homenageia o francano Wiliam Wanderley Jorge

  • Robson Leite
  • Publicado em 23 de outubro de 2023 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Livro “Sistema de Justiça Criminal, entre Garantias e Efetividade” é uma homenagem ao falecido procurador e professor Wiliam Wanderley Jorge

William Wanderley Jorge foi procurador de Justiça e professor. Natural de Franca (SP), Jorge atuou como promotor de Justiça em diferentes municípios de São Paulo por 30 anos antes de ser promovido a procurador na capital, cargo que ocupou por 13 anos.

Também exerceu a advocacia, em um escritório fundado com seus filhos, até sua morte em 2014, aos 73 anos.

Ele ainda publicou oito livros sobre Direito Penal e foi docente por 46 anos. Lecionou na Faculdade de Direito Laudo de Camargo, em Ribeirão Preto (SP); na Faculdade de Direito de Franca (SP), da qual também foi diretor; e na Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo, na qual também foi coordenador da pós-graduação em Direito Penal.

Coordenação

A nova obra é coordenada por Gianpaolo Smanio, ex-procurador-geral de Justiça de São Paulo; André Lemos Jorge, advogado, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral paulista, conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e um dos cinco filhos do jurista homenageado; e Antônio Carlos Mathias Coltro, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e ex-presidente do TRE-SP, que morreu no último mês de agosto.

Segundo o portal Conjur, o livro conta com artigos escritos pelos ministros Rogerio Schietti, Ribeiro Dantas e Gurgel de Faria, do Superior Tribunal de Justiça; pelo advogado Marcus Vinicius Furtado Coelho, ex-presidente do Conselho Federal da OAB; pelos professores Pierpaolo Bottini, Flávio Yarshell, Georges Abboud e Robson Maia Lins; pelos desembargadores César Zalaf, Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi e Silmar Fernandes, do TJ-SP; pelo desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região; e pelo desembargador aposentado do TJ-SP José Nalini, ex-secretário estadual de São Paulo.