Cirurgias eletivas em Franca: quem não responder WhatsApp será tido como desistente

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 6 de outubro de 2025 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, ressaltou a importância do paciente responder ao contato para garantir a cirurgia

Para atualizar a relação de cirurgias eletivas do município, a Secretaria de Saúde inicia, nesta segunda-feira, dia 6, o processo de busca ativa dos pacientes que aguardam pelos procedimentos.

O contato será feito por meio de WhatsApp. As equipes de regulação da secretaria enviarão mensagens para que os pacientes confirmem se ainda há interesse em realizar a cirurgia eletiva.

O prazo para resposta é de até 24 horas e, após duas tentativas sem retorno, será considerada desistência.

Não é necessário se locomover até a sede da Secretaria de Saúde para ser contatado. Basta aguardar o contato, que será feito através de WhatsApp.

Veja as especialidades médicas

A busca ativa para a qualificação da relação de cirurgias eletivas é para as seguintes áreas médicas:

otorrinolaringologia; ortopedia; plástica; cirurgia geral; cabeça e pescoço; pediatria; proctologia; mastologia; cirurgia torácica e vascular; ginecologia; neurologia; urologia e oftalmologia.

Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, ressaltou a importância do paciente responder ao contato para garantir a cirurgia.

“Iniciaremos esta busca ativa para qualificar quem passará pelos procedimentos através do município. Com esta ação, também poderemos otimizar o processo e as cirurgias, que terão número ampliado nos próximos meses, em razão da inauguração do Hospital Estadual”, destacou.

E quem não tem WhatsApp?

A secretária também orientou que, no caso de mudança de número de telefone ou inexistência de WhatsApp, é fundamental que o paciente que aguarda pelo procedimento, procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para a atualização de cadastro.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9414.


+ Cotidiano