Câmara faz ofício coletivo e pede ajuda a Alexandre em nome dos produtores rurais

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 26 de agosto de 2021 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sindicato Rural e Câmara pede que município decrete calamidade pública e ajude a minimizar prejuízos com as geadas

Câmara Municipal de Franca

Sindicato Rural e Câmara pede que município decrete calamidade pública e ajude a minimizar prejuízos com as geadas

A Câmara Municipal de Franca protocolou ofício público direcionado ao prefeito Alexandre Ferreira solicitando que ele estude a possibilidade de decretae calamidade pública no município.

A motivação para o pedido são as geadas que atingiram as plantações da cidade e causaram muitos prejuízos aos produtores rurais de Franca.

Com o decreto de calamidade, os produtores e as associações rurais terão caminhos abertos para solicitar linhas de crédito governamentais e negociar débitos, fatores que ajudarão na retomada do plantio.

Na terça-feira da semana passada, o presidente do Sindicato Rural de Franca, José Henrique Mendonça, esteve na Câmara e solicitou a intervenção do Poder Legislativo. “Não estamos pedindo dinheiro”, disse na ocasião.

O vereador Daniel Bassi, que já havia oficiado o prefeito Alexandre anteriormente, encaminhando o pedido do Sindicato Rural sobre o decreto de calamidade pública, mas não houve sinalização da administração nesse sentido.

Agora, o ofício segue assinado por 11 vereadores e pleiteia que o prefeito determine estudo de sua equipe quanto à possibilidade de atender a solicitação do setor agrícola.

“Alguns municípios da nossa região já aderiram a esse pedido, além de outros do Triângulo Mineiro. Por isso pedimos que o prefeito avalie essa possibilidade”, afirmou Daniel Bassi.

Municípios que decretaram

Segundo informações dos vereadores e do Sindicato Rural, na região de Franca, decretaram calamidade:

São José da Bela Vista, Cristais Paulista, Jeriquara, Ribeirão Corrente e Restinga.

Em Minas, o decreto ainda está em vigor em Capetinga, Boa Esperança, Nepomuceno, Alfenas, Alpinópolis, Itamogi e Coqueiral.


+ Agronegócios