Procafé em Franca: mais de 1 mil pessoas foram conhecer novos temas da cafeicultura

  • Robson Leite
  • Publicado em 24 de abril de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Informações foram transmitidas e demonstradas aos presentes com indicações sobre os mais recentes resultados das pesquisas

Autoridades e convidados durante abertura do evento (Foto: Wilker Maia/Casa da Comunicação Franca)

O Dia de Campo da Procafé, evento anual da Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira, reuniu mais de mil pessoas na Fazenda Experimental de Franca, localizada no Jardim Marambaia, na manhã desta quarta-feira, 24.

O evento teve como objetivo apresentar os resultados das pesquisas realizadas pela instituição para o aprimoramento da cafeicultura. No encontro, os participantes foram divididos em grupo para visita a cada uma das sete estações espalhadas pela propriedade.

Na ocasião, foram apresentados resultados de pesquisas referentes a temas como manejo da adubação e da ferrugem no sistema de podas safra zero, competição de cultivares e o uso de drone na cafeicultura.

Palavra do pesquisador

“O Dia de Campo visa demonstrar, na prática, novas tecnologias para a cafeicultura que foram testados em talhões experimentais da fazenda”, contou Marcelo Jordão, engenheiro agrônomo e pesquisador da Fazenda Experimental da Fundação Procafé.

Segundo ele, “o participante teve ainda a oportunidade de se atualizar sobre as pesquisas que podem ser aplicadas em suas lavouras cafeeiras, além de interagir com prestadoras de serviços e empresas de produtos do segmento agrícola”.

Além de cafeicultores, técnicos, estudantes e interessados no tema, o Dia de Campo também contou com a presença de autoridades na abertura como o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, o presidente da Fundação do Café da Alta Mogiana, José Henrique Mendonça e o presidente da Cocapec, Carlos Sato.

Durante a abertura do evento, foi falado sobre a importância da Procafé para o café da região e todos os benefícios para o produtor rural com aplicações assertivas na lavoura.

Palavra do prefeito

“A pesquisa é muito importante, porque o cafeicultor produz com mais assertividade, com investimento correto e com isso consegue aumentar seu faturamento”, afirmou o prefeito de Franca.

O Dia de Campo em Franca é o segundo de uma série de três encontros promovidos pela Fundação Procafé. O primeiro ocorreu no dia 10 de abril em Boa Esperança/MG e o terceiro está programado para os dias 22 e 23 de maio, em Varginha/MG.


+ Agronegócios