5 Elementos: Descubra mais sobre Água, Ar, Fogo, Terra e o Espírito

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 20 de agosto de 2022 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Há quatro elementos físicos: Fogo, Água, Ar e Terra. Porém, o que pouca gente sabe é que existe também um quinto elemento, que é o Espírito

Existem 4 elementos físicos: Fogo, Terra, Água e Ar; o 5º elemento é o Espírito ou Éter – foto Shutterstock

 

Há quatro elementos físicos: Fogo, Água, Ar e Terra. Porém, o que pouca gente sabe é que existe também um quinto elemento que já foi citado por diferentes nomes ao longo da história.

Esse elemento é mais conhecido como “Espírito” ou “Éter”. Mas o quanto sabemos sobre esses elementos, realmente? O que eles representam, quais são suas características e quais são seus significados afinal?

Origens 

As raízes do conceito podem ser traçadas até os gregos antigos, que propuseram que quatro elementos físicos básicos existiam. Estes elementos são Fogo, Ar, Água e Terra.

Formas 

Os símbolos triangulares, usados normalmente para representar esses elementos, foram então introduzidos por alquimistas.

Formas de representação dos 4 elementos físicos – foto Shutterstock

 

O Quinto Elemento

Mais tarde, foi introduzido o quinto elemento. Que recebe nomes variados em tradições diferentes. Exemplos incluem “Éter” e “Quintessência”.

Mas todos esses termos parecem se referir à mesma coisa, o que hoje chamamos de “Espírito”.

Hierarquia

A hierarquia dos elementos varia, dependendo do sistema de crenças. Na teoria tradicional do ocultismo ocidental, por exemplo, os elementos seguem a ordem hierárquica descendente: Espírito, Fogo, Ar, Água e Terra.

Teoria do ocultismo ocidental 

Isso porque há a crença de que os primeiros elementos (especialmente Espírito e Fogo) são mais espirituais do que os últimos. A Água e a Terra, em particular, são consideradas mais materiais e físicas.

Quente/Frio

Os elementos têm um espectro de temperatura e podem ser quentes ou frios. Essa dicotomia corresponde às características masculinas e femininas, respectivamente.

Masculino/Feminino 

As qualidades masculinas são descritas como leves, quentes e ativas, enquanto as qualidades femininas são escuras, frias, passivas e receptivas.

Orientação

A orientação do triângulo é então alinhada de acordo com a temperatura e as características masculinas ou femininas do elemento.

Os elementos quentes (masculinos) apontam para cima, para o reino espiritual, e os elementos frios (femininos) apontam para baixo, para a terra.

Elementos opostos

Os 4 elementos físicos – foto Shutterstock

 

Embora todos os elementos compartilhem qualidades com outros elementos, eles também se opõem ao elemento que se encontra do outro lado do espectro.

Por exemplo, o Ar é úmido como a Água e quente como Fogo, mas não compartilha nenhuma qualidade com a Terra.

Há elementos que têm um traço extra no triângulo e os que não têm. Por exemplo, o Ar e a Terra são opostos e têm o traço, mas Água e Fogo não, mesmo eles também sendo opostos.

Cada elemento corresponde a coisas diferentes, incluindo estações, hora do dia, fases da lua, direções e cores.

A Ordem Hermética da Aurora Dourada criou muitas dessas correspondências no século XIX. A cor associada ao Fogo é vermelha, ao Ar é amarela, à Água é azul, à Terra é verde, e ao Espírito pode ser violeta, laranja ou branca.
Direções –

A Aurora Dourada também associou direções cardeais aos elementos. Como essa sociedade secreta foi fundada na Inglaterra, as direções seguiram uma perspectiva europeia.

O que significa que o norte é frio, o sul é quente, o oeste é água, etc.

Os Cinco Elementos também estão conectados a ciclos naturais. Estes correspondem a determinadas estações, bem como a horários específicos do dia.

*Informações Notícias ao Minuto