Clube de astronomia registra queda de meteoro no interior de São Paulo; vídeo

  • Robson Leite
  • Publicado em 6 de dezembro de 2021 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muito intensas neste mês de dezembro, as chuvas de meteoros são visíveis a olho nu, por isso, moradores podem acompanhar o fenômeno

Uma das câmeras do Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga (SP) registrou um meteoro na madrugada deste domingo (05 de dezembro) (veja o vídeo abaixo).

Segundo o professor de física Rodrigo Raffa, fundador do clube, análises preliminares das imagens indicam que o meteoro pertence à chuva de meteoros Geminídeas, que terá seu pico entre os dias 14 e 16 de dezembro.

“O meteoro estava muito próximo à constelação de Gêmeos e a chuva de meteoros Geminídeas é a mais famosa do mês de dezembro para o hemisfério Sul porque tem a maior incidência de meteoros”, explica o professor.

“Então, se no começo do mês já tivemos um bólido desse jeito, há de se esperar boas coisas no pico da chuva”, destaca.

Captura

A estação que registrou o fenômeno fica em Sorocaba e a captura foi feita pelo professor de física Marco Centurion, que também é membro do clube de astronomia.

Apesar disso, Rodrigo explicou ao G1 de Itapetininga e região que os mesmos meteoros vistos em Sorocaba também são visíveis em Itapetininga, pois eles têm uma abrangência que ultrapassa 500 quilômetros de raio.

“As câmeras ficam ligadas 24 horas por dia, então a gente registra em média 250 meteoros por mês. O grande ponto positivo das nossas câmeras é poder monitorar de onde está vindo o meteoro, de qual constelação, e a gente consegue colaborar com outras instituições de astronomia”, relata.

O professor destacou ainda que as chuvas de meteoros são visíveis a olho nu, por isso, moradores podem acompanhar o fenômeno.

“Só precisamos saber onde está a constelação de Gêmeos, qual horário é melhor para observar e procurar um lugar escuro para que as luzes da cidade não atrapalhem o brilho das estrelas. Quanto mais afastado dos centros urbanos, melhor”, orienta Rodrigo.

Assista aqui ao vídeo que registrou o meteoro.


+ Astronomia