Brilho forte no céu: nesta terça (26) é a noite de Lua Fria; o que isso significa?

  • Nene Sanches
  • Publicado em 26 de dezembro de 2023 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Astronomicamente falando, a Lua se torna “cheia” no momento exato em que atinge a oposição ao Sol no céu

Nesta terça-feira, dia 26 de dezembro, às 21h33, a Lua inicia a fase cheia. Particularmente desta vez, ela é chamada de Lua Fria. (Todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília).

Astronomicamente falando, a Lua se torna “cheia” no momento exato em que atinge a oposição ao Sol no céu;

Para os observadores, no entanto, o disco lunar já aparece completo e brilhante um dia antes e um dia depois dessa data;

Esta é a primeira lua cheia após o solstício de verão;

Neste mesmo dia, horas antes, a Lua terá atingido o afélio (ponto mais distante do Sol em sua órbita atual).

Mas, por que “Lua Fria”?

De acordo com o Old Farmer’s Almanac (Almanaque do Velho Fazendeiro), uma das publicações mais tradicionais dos EUA voltadas à vida no campo, a lua cheia de cada mês do ano tem seu próprio nome.

Lua do Natal e afélio lunar

Com origem na cultura nativa americana Mohawk, o nome Lua Fria está relacionado ao fato de que as temperaturas caem consideravelmente nessa época nos EUA.

No Hemisfério Norte, a Lua cheia de dezembro é a mais próxima do solstício de inverno, que marca a noite mais longa do ano. Por causa disso, outro nome popular para ela é Lua da Noite Longa.

Por ser próxima à celebração do nascimento de Jesus, para as comunidades cristãs ao redor do mundo ela também é conhecida como Lua do Natal.

A cada 19 anos

No entanto, a lua cheia só coincide com essa data exata (25 de dezembro) a cada 19 anos, segundo o site Starwalk Space – a última foi em 2015, e a próxima será em 2034.

Também nesta terça, a Lua alcançará o afélio, que é o ponto de sua órbita mais longe do Sol.

Segundo o guia de observação astronômica InTheSky, isso acontece às 16h55, quando ela estará a 0,9861 unidades astronômicas (UA) da nossa estrela hospedeira –  algo em torno de 148 milhões de km.

De acordo com notícia do portal Olhar Digital, nesse momento, a Terra estará entre a Lua e o Sol, a uma distância de 0,9835 UA do astro rei (aproximadamente 147,6 milhões de km).


+ Astronomia