Março terá cometas e eclipse: Veja os eventos celestes no calendário astronômico

  • Nene Sanches
  • Publicado em 9 de março de 2024 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O mês de março será palco do eclipse lunar penumbral, fenômeno previsto para o dia 25 de março e será visível em todo o Brasil

O calendário astronômico de março chegou, e com ele, todos os eventos do mês para quem é fã de astronomia. Vai ter eclipse, cometas e muito mais.

Para começar, o cometa Parnstarrs que está visível desde o mês passado. Os observadores do céu noturno poderão testemunhar a passagem do astro durante o mês. Para vê-lo, é recomendado o uso de binóculos ou telescópios.

O mês de março também será palco do eclipse lunar penumbral. O fenômeno será no dia 25 de março e será visível em todo o Brasil. Prepara o telescópio!

Cometa Parnstarrs (14/03)

O cometa C/2021 S3, ou Parnstarrs, atingiu seu ponto de proximidade com a Terra em fevereiro, e teve brilho máximo em 1° de março. Todavia, no próximo dia 14 o Panstarrs poderá ser visível novamente. Com a ajuda de um binóculos ou telescópio, entre as 3h00 e 6h00, é o melhor horário para ver o astro.

Cometas são imprevisíveis, então fique atento ao noticiário, porque ele também pode aparecer em dias próximos ao programado.

Cometa 12P/Pons-Brooks (31/03)

Já no finalzinho do mês, o destaque fica com o cometa 12p/Pons-Brooks, mais conhecido como “Cometa do Diabo”.

O cometa deve se tornar visível a olho em abril, mas há previsões que no dia 31 de março ele já poderá ser observável.

Marte, Lua e Júpiter (8/03)

Já no dia 8, por volta das 5h00, Marte vai estar um pouco acima da Lua, Vênus logo abaixo, formando um triângulo escaleno. O fenômeno poderá ser melhor visualizado uma hora antes do nascer do Sol.

Conjunção entre Lua e Júpiter (13/03)

O mês de março é frenético para quem gosta de observação astronômica. No dia 13, logo após o Sol se pôr, por volta das 19h, procure a Lua Crescente no céu.

Acima dela você conseguirá observar Júpiter, um planeta brilhante que deve tomar conta da escuridão noturna no céu.

Equinócio de outono (20/03)

O equinócio de outono em 2024 já tem data: 20 de março às 0h06. A data marca a chegada do outono no hemisfério Sul e o início da primavera no hemisfério Norte.

Vênus e Saturno (21 e 22/03)

Vênus e Saturno também preparam um evento para março. Os planetas vão ficar bem próximos um do outro. A data será 21 de março, uma hora antes do nascer do Sol, bem pertinho do horizonte.

Se você perder o primeiro evento, calma que no dia seguinte, 22, no mesmo horário, os dois se aproximam novamente. Nesse momento, Marte também vai estar no campo de visão, um pouco acima da conjunção.

Dicas para observação

Veja agora algumas dicas que podem ajudar na observação dos astros, segundo o portal Só Notícia Boa.

Use o binóculo: o binóculo é um instrumento portátil e bem fácil de encontrar em lojas. De modelos mais baratos, até os mais caros, o objeto é uma das melhores formas de se observar astros noturnos.

Fuja da poluição luminosa: procure pontos na cidade que não tenham tanta luz. A poluição luminosa pode dificultar, e muito, a visibilidade durante a prática da astronomia.

Conheça o céu: procure bastante sobre o astro que você quer observar antes. Olhar para o ponto certo, no momento exato, é fundamental. Há aplicativos como o Star Walk 2, Satellites Tracker e o SkyLive, que mostram em tempo real as localizações dos astros.


+ Astronomia