Esta semana terá chuva de estrelas cadentes e neste mês tem a passagem de cometa

  • Nene Sanches
  • Publicado em 5 de fevereiro de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O primeiro fenômeno será já na sexta-feira desta semana: no dia 9 de fevereiro começa a chuva de meteoros Alfa Centauridas.

O mês de fevereiro terá chuva de estrelas cadentes, passagem do cometa C/2021 S3 (PANSTARRS) e várias conjunções no espaço. Espetáculos imperdíveis para os amantes dos fenômenos astronômicos.

O primeiro fenômeno será já na sexta-feira desta semana: no dia 9 de fevereiro começa a chuva de meteoros Alfa Centauridas.

Durante a madrugada, olhe para o sul e você poderá ver essas estrelas cadentes riscando o céu. E você poderá observá-la ao longo de todo o mês.

Destaque para o cometa C/2021 S3

Outro astro que vai chamar a atenção é o cometa C/2021 S3 (PANSTARRS). Ele estará visível e atingirá o ponto de maior proximidade com a Terra no dia 14 de fevereiro. Mas o máximo brilho será alcançado apenas em março.

Para ter a melhor visibilidade do cometa, é recomendado usar binóculos ou pequenos telescópios e ficar distante das luzes das cidades.

As conjunções astronômicas

Já nesta próxima quarta-feira, no dia 7, teremos a conjunção entre a Lua e Vênus, antes do amanhecer, na direção leste. E no dia 8 será a vez da Lua e Marte ficarem próximos, formando um belo quarteto celeste com Vênus e Mercúrio. E ainda teremos a conjunção entre a Lua e Saturno no dia 10, e entre a Lua e Júpiter no dia 14.

Não perca também a conjunção entre Marte e Vênus no dia 22, antes do amanhecer. Esses dois astros estarão separados por apenas 0,6 graus, proporcionando um espetáculo único no céu. No dia 28, Saturno e Mercúrio estarão em conjunção com o Sol.

Lua de Neve no dia 24

E tem mais no fim do mês. Segundo o portal Só Notícia Boa, a Lua Cheia de fevereiro é comumente chamada de Lua de Neve. Este evento ocorrerá no dia 24, às 9h30. A origem do nome vem das tribos de nativos americanos do nordeste dos Estados Unidos.

Eles chamavam à lua cheia de fevereiro como “Lua da Neve” devido às intensas nevascas que ocorrem nessa época do ano.

A lista é do guia de Efemérides Astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Confira ele completo aqui.


+ Astronomia