Céu do mês: Janeiro tem constelações de verão e “visita” da Lua às Plêiades

  • Nene Sanches
  • Publicado em 4 de janeiro de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No primeiro mês deste 2024, também é possível observar chuvas de meteoros quadrantídeos e nossas galáxias vizinhas

Janeiro é mês de férias – um bom período para olhar para o céu e reconhecer as brilhantes constelações de verão.

Orion e Cão Maior brilham absolutos durante quase toda a noite, enquanto ao Sul se destacam Canopus, a segunda estrela mais brilhante do céu, e Achernar, a alfa do Rio Erídano.

Além disso, esta é a melhor época do ano para tentar avistar as Nuvens de Magalhães, galáxias satélites da Via Láctea. Mas, para isso, é necessário estar em um local sem poluição luminosa.

Calendário

Dia 4

Poeira cósmica

Os meteoros quadrantídeos são originários dos restos deixados pelo cometa 96P/Machholz e pelo asteroide 2003 EH1. São melhor observados do Hemisfério Norte, mas também dá para ver alguma atividade das latitudes brasileiras. Olhe para o norte, na direção da estrela Arcturus, no final da madrugada.

Dia 20

A Lua visita as Sete Irmãs

O aglomerado estelar das Plêiades é o mais famoso do céu, e também conhecido como as Sete Irmãs, pois suas sete estrelas mais brilhantes podem ser vistas a olho nu. No começo da noite do sábado (20), a Lua se posiciona ao lado do aglomerado.

Dia 27

Encontro na Alvorada

Os dois menores planetas do Sistema Solar fazem uma bela conjunção antes do nascer do Sol. Segundo o portal da revista Galileu, Mercúrio e Marte serão visíveis lado a lado, próximos ao horizonte leste, a partir das 4h30.


+ Astronomia