Chuva de estrelas tem o ápice nesta segunda (15), com quase um meteoro por minuto

  • Nene Sanches
  • Publicado em 14 de abril de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Chuva conhecida como Pi Pupídeos atinge o ápice nesta segunda, mas os meteoros podem ser vistos desde o dia 7 e até 28 de abril

Neste mês será possível assistir a duas chuvas de meteoros no Brasil: Pi Pupídeos e Eta Aquáridas. A segunda é considerada uma das maiores do ano.

A chuva conhecida como Pi Pupídeos atinge seu ápice nesta segunda-feira, dia 15 de abril, mas os meteoros podem ser vistos desde o dia 7 e até 28 de abril.

Já a Eta Aquáridas estará visível entre 15 de abril e 28 de maio, com maior intensidade em torno de 5 de maio.

Imagens divulgadas pelo Observatório Espacial Heller & Jung mostram uma sobreposição de 146 meteoros registrados entre 29 de março e 11 de abril, incluindo fragmentos das chuvas Pi Pupídeos e Eta Aquáridas, além de meteoros de cometas e asteroides não identificados.

Explicação do professor

O professor Carlos Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, disse em entrevista ao Estadão que os corpos celestes que passam pelo Sistema Solar podem deixar fragmentos que passam a orbitar o Sol.

Quando a Terra cruza com esses meteoros, sua gravidade os atrai, resultando nas chamadas “chuvas de meteoros”.

A chuva Pi Pupídeos se origina dos destroços deixados pelo cometa 26P/Grigg-Skjellerup, enquanto a Eta Aquáridas resulta dos detritos deixados pelo cometa 1P/Halley.

Segundo o portal Região Noroeste, durante o pico desses fenômenos, são esperados 40 meteoros por hora na Pi Pupídeos e 50 meteoros por hora na Eta Aquáridas, com uma velocidade média de 66 km/s.


+ Astronomia