Com índice técnico bastante exigido, prova foi abrilhantada pelo ciclista Victor Cesar de Paula, que fez excelente temporada no ciclismo europeu
Ciclistas da Sub-30 contornando uma das subidas mais difíceis da estrada (Foto: Adriano Ferreira)
Igarapava-SP foi a sede da terceira etapa da Copa São Paulo de Ciclismo 2021, realizada no feriado do dia 2 de novembro, em uma prova de estrada bastante técnica, com excelente asfalto e ótima estrutura da ETEC Agrícola, Antônio Junqueira da Veiga, que contou com os elogios de todos os participantes.
Após 4 anos sem ser realizada na cidade, Igarapava, que já foi sede da etapa de abertura do campeonato no ano de 2010 e sede das comemorações de aniversário da cidade no ano de 2017, voltou a receber mais uma competição em 2021 reunindo equipes de várias regiões do Estado de São Paulo de também do sudoeste mineiro.
A prova testou o preparo físico e a parte técnica dos atletas em todas as 9 categorias oficiais (divididas por idade, sexo e critério técnico), além da grande participação de ciclistas iniciantes da cidade.
Na categoria Elite, a principal, a vitória ficou com o uberlandense Fabricio Henrique Alves da Fonseca, que completou os 72 km de prova no tempo de 1h49m35s, seguido de Gabriel Montagner da Silva, de Araraquara, com o seu companheiro de equipe, Lucas Paulo Ribeiro.
Competição
Já na categoria Elite Feminino, a prova foi vencida pela araraquarense Mariana de Freitas Camargo, que chegou isolada na competição, completando os 36 km de prova estabelecidos para esta categoria, com o tempo de 1h15m26s, seguida também por sua companheira de equipe: Lusuelen Domingues dos Santos, em um acirrado Sprint com a ciclista Carolina Ferreira, de São Joaquim da Barra, terceira colocada na competição.
Na categoria Master-A (30 a 39 anos), a vitória ficou com o líder dessa categoria: Geraldo Cerniato Junior, com o tempo de 2h15m10s e 72 Km percorridos.
A segunda colocação ficou para William Câmara de Almeida, e a terceira colocação ficou para o ciclista da FEAC/ Franca-SP, Thiago Rafael Branquinho de Souza.
De todos os 15 atletas que largaram na categoria Master A nesta competição, somente 6 ciclistas completaram a prova.
Colocação
Já na categoria Master-B (40 a 49 anos), vitória de Marcio Paes da Silva, de Santa Barbara D’Oeste-SP, com o tempo de 2h15m54s seguido de Francislee Ribeiro Rosa, de Uberaba e de Gustavo Roncolato de Gouveia, de Araras-SP, na terceira colocação.
De todos os destaques do ciclismo brasileiro que se fizeram presentes em Igarapava, ninguém poderia ser o maior destaque desta competição como foi o igarapavense Vítor César de Paula.
Chegado recentemente da Europa após 2 anos de brilhante carreira nas principais provas ciclísticas do circuito europeu, o melhor ciclista brasileiro júnior da atualidade foi o que mais colecionou resultados no exterior em sua categoria, em 2020 e 2021, surpreendendo muitos ciclistas na Europa.
“Vitinho”, um dos “50 melhores ciclistas juniores do mundo”, fez questão de vestir o uniforme da equipe Tribos Bike, onde iniciou-se no ciclismo, para representar a equipe local e sua cidade natal, mostrando que “o bom filho a casa torna”.
Ciclistas de Franca
Vitinho ganhou isolado de todos os demais, fechando seus 36 km de prova com 59m51s. A segunda colocação ficou para Danilo José Morconi, Racing de Barretos, que completou a prova com 1h09m27s e a terceira colocação ficou para Thalys Eduardo Ferreira, da equipe FEAC/Franca-SP.
Nas categorias iniciantes da cidade de Igarapava (extraoficiais masculino e feminino, aberta para qualquer tipo de bicicleta), Luis Renato Jeronimo Filho foi o campeão na iniciantes masculino e Nayara Nunes Carrer foi a campeã na iniciantes feminino.
Na classificação geral por equipes, a equipe Nacional Bikes/Fundesport/Araraquara-SP foi a campeã geral da etapa, com 167 pontos, seguida pela equipe Feac/Franca-SP, com 98 pontos e a terceira colocada, a equipe SEME/ SF Racing/Santa Barbara D’Oeste-SP, com 79 pontos.
A próxima etapa da Copa São Paulo de Ciclismo acontecerá no dia 21 de novembro, na cidade de Gavião Peixoto-SP, em uma prova de circuito com 3.300 metros de extensão.