Veja como resolver 5 erros que você pode cometer ao preparar feijão

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 5 de dezembro de 2022 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Embora seja considerado uma receita básica, não é todo mundo que consegue preparar um feijão

Não existe nada melhor que saborear um feijão fresquinho!

 

Não existe nada melhor do que saborear um feijão fresquinho, acompanhado de um arroz tão bom quanto, não é mesmo? Pois é!

Embora seja considerado uma receita básica, não é todo mundo que consegue preparar um feijão que beira a perfeição. E não dá para ir se arriscando na cozinha se não dominamos nem o básico, certo?

Se você é iniciante na arte da culinária ou se já possui alguns anos de experiência, é sempre válido aprimorar as suas técnicas!

O seu feijão anda meio aguado? O tempero não está lá essas coisas? Os grãos ficam sempre rachando? Bom, esses são apenas alguns sinais de que você pode estar errando no preparo dos grãos…

Mas calma, veja algumas dicas para te ajudar a identificar os erros e, de quebra, cozinhar feijão que vai deixá-lo pra lá de especial! Confira:

Não deixar de molho altera o cozimento

Não é regra, mas isso pode fazer uma diferença absurda no seu preparo. O ideal que os grãos fiquem submersos por, pelo menos, 6 a 12 horas — e nesse período precisa haver uma troca de água.

Esse processo auxilia na rapidez do preparo e na eliminação das substâncias que dificultam a digestão do alimento. Se você optar por não deixar o feijão de molho, o cozimento pode ser bem mais demorado que o convencional.

Colocar muita água não é bom

Se o feijão acabou ficando aguado, isso significa que seu cozimento usou muito mais água do que o necessário.

Para que o feijão cozinhe com a quantidade ideal para formar aquele caldo delicioso, coloque água até obter um nível de 2 a 3 dedos acima dos grãos. As proporções são equivalentes, 1 litro de água para cada quilo de feijão.

Não tempere antes da hora

Uma das dicas para cozinhar feijão que são fundamentais é quanto ao tempero. O feijão só deve ser temperado após o seu cozimento, isso porque o sal pode romper a casca do feijão, e ele perderá sua consistência.

Durante o seu preparo, água e uma folha de louro podem ser o suficiente. Deixe para adicionar o sal e demais temperos no final do seu preparo.

Cuidado para não exagerar no sal

Quem nunca errou a mão no sal, que atire a primeira pedra. Tudo bem, tem dias que a gente não acerta mesmo. Se isso aconteceu, temos uma dica incrível para equilibrar o seu feijão e tudo ficar perfeito!

Experimente adicionar uma batata durante o cozimento do seu feijão por alguns minutos. Ela vai absorver o excesso de sal e vai salvar o seu dia!

Observe a consistência do caldo

Não está conseguindo de jeito nenhum engrossar o caldo do feijão? Uma boa dica para acertar no preparo é controlar, principalmente, a quantidade água que você utiliza para refogá-lo.

Você deve colocá-la aos poucos e deixar cozinhando em fogo baixo. Um truque simples, porém incrível, é separar os grãos já cozidos, amassar e acrescentar no preparo. Assim, o grão amassado vai liberar o amido e vai deixar o caldo muito mais encorpado!

*Informações Guia da Cozinha


+ Gastronomia