Veja quatro sinais de que você precisa comer mais carboidratos, alerta nutricionista

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 11 de julho de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Falta de carboidratos pode resultar em sintomas físicos que prejudicam as funções do corpo e o desempenho das atividades cotidianas

Restrição de carboidratos não é a estratégia mais correta para emagrecer

 

A popularidade de dietas que pregam a restrição ou a redução de carboidratos – como a low carb, a cetogênica e a Atkins – levou muita gente a “cancelar” o macronutriente, acreditando que ele é um vilão do emagrecimento.

De fato, quanto menos carboidratos são ingeridos, menor é a produção de energia no organismo, o que leva o corpo a queimar as calorias estocadas em forma de gordura para usá-las como combustível.

No entanto, a restrição de carboidratos não é a estratégia de emagrecimento mais saudável, pois a falta deles pode gerar perda de massa muscular e afetar outras funções do organismo.

Os carboidratos contém fibras, que são essenciais para garantir o bom funcionamento do intestino. Também estão ligados aos processos do corpo que garantem o controle do humor.

O nutricionista esportivo Thiago Monteiro explica que o corpo humano precisa de carboidratos e que dá alertas quando eles estão em falta.

“Os principais sintomas físicos são dor de cabeça, mal humor, tontura, indisposição e insônia. A falta do macronutriente também interfere na libido”, detalha.

Veja 4 sintomas causados pelo baixo consumo de carboidratos:

1. Indisposição

A indisposição é consequência da falta de energia produzida pelo corpo, pois os “carb” são os principais fornecedores de energia do organismo.

2. Tontura

A tontura é outro sintoma físico do déficit de carboidratos. Neste caso, a sensação resulta da pouca produção de glicose pelo corpo.

3. Irritabilidade

Assim como a indisposição, a irritabilidade está relacionada à falta de energia.

“Consumir carboidratos junto com proteínas ajuda na produção de triptofano, que é convertido em serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade”, afirmou Nichola Ludlam-Raine, especialista em dietas, ao portal Insider.

Com a alimentação inadequada, a produção do neurotransmissor fica mais baixa, causando maior estresse e perda de paciência.

4. Falta de libido

O baixo consumo de carboidratos também acarreta na diminuição da produção de testosterona e, consequentemente, causa uma baixa na libido.

Fontes melhores de carboidratos

O nutricionista e professor universitário Lucas Guimarães sugere que, em vez de abrir mão dos carboidratos, as pessoas busquem versões melhores do macronutriente.

O indicado são os grãos integrais e as fontes naturais, como o inhame e a batata doce.

“É importante considerar que as dietas restritivas podem gerar uma resposta inadequada no corpo devido ao aumento do estresse oxidativo que provocam”, afirma o especialista.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição