Rejuvenesce e protege o cérebro: conheça os benefícios da geleia real

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 31 de março de 2024 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A geleia real é uma poderosa fonte de nutrientes que ajudam a prevenir o envelhecimento e proteger o cérebro

Geleia real possui uma série de nutrientes benéficos para o organismo – foto Freepik

 

Uma dieta rica em vegetais e frutas melhora não só a qualidade de vida, mas também diminui os riscos de doenças crônicas.

Nesse caso, existe um alimento pouco consumido que ajuda a prevenir o envelhecimento e ainda garante que o corpo tenha vitaminas suficientes para enfrentar o dia a dia: a geleia real.

A geleia real é um superalimento espesso e cremoso, sintetizado pelas glândulas mandibulares e hipofaringeanas das abelhas operárias da espécie Apis mellifera.

A substância é usada para alimentar a abelha rainha e as larvas durante os primeiros dias de vida. Por isso, ela apresenta um perfil nutricional excepcional.

Além das grandes quantidades de vitaminas B e C, a geleia real fornece proteínas, carboidratos, ácidos graxos essenciais, minerais e antioxidantes.

Essas últimas, somadas à vitamina C, são as que mantêm o corpo jovem e o cérebro saudável, pois combatem os radicais livres produzidos pelo estresse oxidativo.

Em cada 100 gramas de geleia real (mais do que deve ser adicionado à dieta diária devido à quantidade de açúcar), é possível encontrar entre 12 e 15 gramas de proteína, além de 80 miligramas de vitamina C.

O alimento também é rico em alguns minerais essenciais, como potássio, ferro ou magnésio.

Incluir geleia real na alimentação diária é muito simples. Embora não tenha o sabor adocicado do mel, ela pode ser usada em diferentes receitas por ser um pouco mais ácida.

A recomendação é inseri-la em bebidas energizantes, como smoothies, além de saladas de frutas e infusões, a exemplo do chá com limão e gengibre.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição