Sabia que caju não é fruta? Entenda e veja seus 10 benefícios!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Típico da região Nordeste, caju é 100% brasileiro e seu consumo ajuda na imunidade e na prevenção de doenças

Caju não é uma fruta, mas faz muito bem à saúde – foto Freepik

 

Por ser rico em fibras, aminoácidos, minerais, ferro, zinco e vitaminas, o caju apresenta muitos benefícios à saúde quando incluído na alimentação.

Sua ingestão promove desde o fortalecimento do sistema imunológico e da pele, hidratação do organismo até a prevenção de doenças.

Além da forma in natura, o alimento pode ser consumido como suco ou incluído em bolos, compotas, sorvetes e até na moqueca.

Porque o caju não é uma fruta?

O caju é constituído de duas partes: a castanha e o pedúnculo, que é carnoso, rosado e chamado de falso fruto ou pseudofruto.

A denominação ocorre porque, para ser considerado fruta, é preciso que tenha vindo do ovário da flor. No entanto, no caso do caju, a fruta é a castanha, não, a “carne”, como muitos pensam.

Típico da região Nordeste, sendo o Ceará o maior produtor do país, com cerca de 97 mil toneladas de cajus por ano, de acordo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o fruto é 100% brasileiro e conquistou o mundo por seu sabor único, frescor e, claro, efeitos na saúde.

Conheça 10 benefícios do caju:

1 – Reduz o colesterol total

A inclusão do caju na alimentação auxilia na diminuição do colesterol total e também do LDL, considerado o colesterol ruim por estar relacionado a infartos e AVC.

A comprovação foi destacada no estudo publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition.

Após testes com 51 pacientes, os resultados apontaram que a incorporação na dieta contribuiu com a diminuição das taxas no sangue.

2 – Fortalece a imunidade

Você sabia que o caju fortalece o sistema imunológico? De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o pedúnculo contém de três a cinco vezes mais vitamina C que a laranja. Enquanto o caju tem 219,3mg em 100g, a laranja possui 94,5mg.

O consumo mantém o organismo em equilíbrio, resistente às doenças e ativo para prevenir inflamações e infecções.

3 – Ação cicatrizante

Em 2017, um estudo divulgado pela Faculdade Regional da Bahia mostrou que o caju pode ser usado como fitoterápico por ativar de forma mais rápida o processo de cicatrização. Segundo a pesquisa, ele estimula a reparação dos tecidos.

A nutricionista Erika Bleyer completa que, além da ação cicatrizante, o consumo tem efeito microbiano e funciona como estimulador de colágeno.

“Ajuda muito na diminuição da acne, melhora a firmeza da pele e a deixa mais bonita”.

4 – Hidratação em dia

“Como tem 89% de água na polpa, o caju é excelente também para auxiliar na hidratação e diminuir a retenção de líquido”, aponta a especialista.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, apenas melão, melancia e morango possuem mais quantidade de água: 93%, 92,5% e 91,8%, respectivamente.

5 – Reforço aos ossos e olhos

Potássio, magnésio e cálcio. De acordo com Erika Bleyer, o trio é essencial para a saúde óssea do ser humano. A presença no organismo na quantidade ideal fortalece os dentes, os ossos e previne a osteoporose.

No caso dos olhos, é a vitamina B2, conhecida como riboflavina e presente no caju, a responsável pela reparação e integridade dos tecidos, principalmente do sistema ocular.

6 – Saúde do coração

Em razão da grande quantidade de potássio — são cerca de 123,9mg a cada 100g — o caju ajuda a manter o coração saudável ao regular a pressão arterial e também controlar a circulação sanguínea.

A castanha, que faz parte do caju, também contribui por possuir gorduras monoinsaturadas, capazes de reduzir o triglicérides, diz a nutricionista.

7 – Previne doenças

Em razão da presença do composto fenótipo de antioxidantes, o caju consegue auxiliar na neutralização dos radicais livres, que são as moléculas que não estão em equilíbrio no organismo e causam o chamado estresse oxidativo.

O resultado é o envelhecimento precoce por fazer as moléculas sadias perderem energia.

“Esse processo previne o aparecimento do câncer, principalmente de mama, próstata e colo do útero”.

8 – Controle da diabetes

Com 1,7g de fibra alimentar, o caju é considerado fibroso e, com isso, favorece que a absorção dos carboidratos seja mais lenta.

A consequência positiva é a energia adquirida e a regulação do índice glicêmico, evitando, assim, picos de insulina.

“O caju é muito indicado para quem tem resistência à insulina e diabetes tipo 2”, completa Erika.

9 – Xô, anemia!

Fonte de ferro, ele é considerado um excelente alimento para oferecer a quem tem anemia por auxiliar na formação da hemoglobina, componente do sangue responsável pelo transporte de oxigênio.

De acordo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, “a falta do mineral faz com que o organismo produza menos células vermelhas, o que resulta no quadro anêmico”.

10 — Efeito calmante

A nutricionista Erika Bleyer destaca que a presença de L-triptofano na polpa do caju é benéfica para regular o sono, controlar a ansiedade e também melhorar o humor. A explicação é simples: o aminoácido estimula a produção de serotonina no corpo humano.

*Informações Globo Rural