Morre o artista que criou o símbolo da Escola Toulouse Lautrec, de Franca: Ziraldo

  • Robson Leite
  • Publicado em 7 de abril de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Escola francana talvez seja o único estabelecimento de ensino de todo o Brasil a ter sua marca feita pelo mais icônico artista plástico brasileiro

Certa vez, há alguns anos, a direção da Escola de Arte “Toulouse Lautrec” trouxe a Franca o artista Ziraldo.

Foi uma festa para os alunos – de todas as idades – para os professores e para a direção. Ele fez palestra, visitou as salas de aulas e interagiu com todos. Sempre com um sorriso estampado, sua vinda a Franca foi de uma simpatia sem precedentes.

Mas um detalhe marcou a visita e ficou para sempre. A escola usava como símbolo uma imagem desenhada por Ziraldo, sem o devido processo de autorização. Em vez de ficar zangado, ele legalizou a situação de uma forma inusitada.

A face estilizada de Toulouse Lautrec

Na mesma hora em que conversava com as então diretoras da escola, Ziraldo foi desenhando uma imagem do artista Toulouse Lautrec. Ao acabar o desenho, entregou às diretores e autorizou o seu uso.

Foram confeccionados novos uniforme com a imagem desenhada por Ziraldo, que dava um aspecto jovial à nova roupagem da escola.

Os alunos curtiram a novidade. A escola francana talvez seja o único estabelecimento de ensino de todo o Brasil a ter sua marca desenhada pelo mais icônico artista plástico brasileiro, criador de uma série de personagens e imortalizado pelo Menino Maluquinho.

Ziraldo Alves Pinto

Ziraldo Alves Pinto (Caratinga, 24 de outubro de 1932 — Rio de Janeiro, 6 de abril de 2024) foi um cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista brasileiro.

É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e é um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.

Ziraldo é pai da cineasta Daniela Thomas e do compositor Antonio Pinto. Faleceu em sua residência no estado do Rio de Janeiro, Lagoa Rodrigo de Freitas em 6 de abril de 2024, aos 91 anos.


+ Cotidiano