Por que a Páscoa é celebrada com chocolate? Entenda agora!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 31 de março de 2024 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os ovos de chocolate se tornaram um dos principais símbolos da celebração da Páscoa em todo o mundo

Você já se perguntou por que a Páscoa é comemorada com ovos de chocolate? Foto Arquivo

 

Quando falamos em Páscoa, muitos associam a data com o consumo de chocolate. Afinal, é uma tradição presentear familiares e amigos com doces e ovos feitos dessa delícia. Mas, você sabe por que a Páscoa é celebrada com chocolate?

Essa tradição vem de muito tempo (muito tempo mesmo!), mais precisamente da Antiguidade, onde muitos povos acreditavam que os ovos eram símbolos de fertilidade e renascimento.

Os egípcios e os persas, por exemplo, trocavam ovos, às vezes decorados e coloridos, como presente nas festas de primavera, para celebrar o começo da nova estação.

Quando surgiram os ovos de Páscoa?

A associação entre a Páscoa e o chocolate tem suas raízes na Europa, onde o seu consumo se popularizou durante os séculos XVII e XVIII.

Inicialmente, ele era consumido como uma bebida quente e amarga, reservada apenas para a nobreza e a realeza.

No entanto, com o tempo, o chocolate tornou-se mais acessível e começou a ser moldado em formas diversas. Com o passar dos anos, a tradição dos ovos decorados evoluiu para confecção de ovos de chocolate.

Naquela época, retirava-se o conteúdo dos ovos de galinha e se recheava as cascas com chocolate.

Por que o chocolate substituiu os ovos de galinha?

Alguns historiadores acreditam que essa mudança pode ter sido influenciada pela proibição imposta pela Igreja Católica, na época, aos cristãos de comer ovos de galinha durante a Quaresma.

Porém, a evolução do conhecimento e tecnologia sobre o chocolate ajudou a eliminar a necessidade do uso da casca dos ovos de galinha.

Assim, os ovos começaram a ser completamente feitos de chocolate, dando origem aos ovos de Páscoa.

Hoje, a entrega de ovos de chocolate na Páscoa continua sendo uma prática popular em muitos países. Não à toa, ele é considerado um dos principais símbolos da celebração da Páscoa em todo o mundo.

*Informações Alto Astral