Dia Mundial Sem Carne: conheça e entenda a origem da data

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 20 de março de 2024 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No Brasil, o Dia Mundial Sem Carne ganhou força em 2014, quando a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fez ações conjuntas com mais de 20 restaurantes pelo país

Dia Mundial Sem Carne é celebrado no dia 20 de março – foto Freepik

 

Nesta quarta-feira (20), comemora-se o Dia Mundial Sem Carne. A data visa conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos do consumo excessivo de carne na saúde e no meio ambiente.

A campanha, criada em 1985 pela organização sem fins lucrativos Farm Animal Rights Movement (FARM), levanta debates sobre os direitos dos animais e encoraja a população a seguir um estilo de vida vegetariano ou vegano.

No Brasil, o Dia Mundial Sem Carne ganhou força em 2014, quando a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fez ações conjuntas com mais de 20 restaurantes pelo país para incentivar a alimentação vegetariana por um dia.

De acordo com a SVB, a produção de carnes representa parcela significativa das emissões de gases estufa no planeta, além de contribuir para o desperdício de água e o desmatamento.

A associação aponta que, sem o consumo de proteína animal por um dia, 11 kg de gás carbônico deixariam de ser liberados na atmosfera, 60 litros de água seriam economizados e 24 mil metros quadrados de terra seriam poupados.

Avanço do veganismo

Desde 2018, o número de vegetarianos no Brasil aumentou em aproximadamente 20%, o que representa um quinto da população, ou seja, 40 milhões de brasileiros, de acordo com dados do Ibope.

A nutricionista Lívia Lima, da rede hortifruti Natural da Terra, explica que, “quando a pessoa opta por uma alimentação vegetariana ou vegana, é importante que inclua no seu dia a dia fontes de proteína vegetal completa, aquelas capazes de substituir o alimento de origem animal”.

Exemplos desse tipo de proteína são os grãos como feijão, grão-de-bico, lentilha, sementes como quinoa, chia, amêndoas e aveia, entre muitas outras.

Além disso, Lívia informa que é necessário suplementar a vitamina B12, cuja obtenção é mais difícil para aqueles que adotam uma dieta vegetariana ou vegana, já que as principais fontes dessa vitamina são alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e laticínios.

*Informações Alto Astral