Músicas podem ser sentidas no coração e abdômen. Saiba o que isso significa

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 7 de abril de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Definição do impacto psicológico de diferentes composições pode ajudar em terapias para aumento do bem-estar

Músicas podem ser sentidas em órgãos do corpo humano e trazer emoções distintas – foto Arquivo

 

Pesquisadores conduziram um estudo que mostrou que músicas podem ser sentidas em órgãos e também trazer emoções distintas dependendo de sua composição e melodia.

Os pesquisadores apontam que os resultados podem ser úteis para ampliar uso de música no tratamento de saúde mental.

Foram compostas oito sequências musicais baseadas em 890 músicas das paradas da Billboard nos Estados Unidos.

Cada uma delas tinha apenas quatro notas musicais combinadas e que criavam músicas causavam surpresa ou a sensação de previsibilidade.

Os 567 participantes foram expostos às músicas criadas e tinham que escolher em imagens em que partes do corpo humano aquela melodia afetava e o sentimento a que elas relacionavam.

Foi detectado que as canções que as pessoas mais sentiram no abdômen tinham sequências que sem surpresa ou imprevisibilidade. As emoções selecionadas foram calma, alívio, satisfação, nostalgia e empatia.

Os participantes escolheram coração quando as três primeiras notas da música traziam pouca surpresa e incerteza, mas os últimos quatro acordes provocavam alta surpresa. Estas foram ligadas a sentimentos de prazer.

No total, todas as melodias sentidas no coração e estômago trouxeram graus de apreciação estética e reduziram sentimentos negativos como ansiedade e desconforto.

Com a combinação dos resultados, os pesquisadores puderam criar um mapa do copo para cada sequência de acordes.

Como próximo passo, os pesquisadores querem unir esses dados com estudos de impactos físicos que essas músicas podem trazer, como a alteração da frequência cardíaca.

“Esta pesquisa oferece dados sobre como as experiências musicais estão intrinsecamente conectadas aos nossos corpos”.

“Ela promete contribuir para o uso da música no alívio do estresse e no aprimoramento da saúde mental”, comentou Tatsuya Daikoku, professor associado da Escola de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Informação da Universidade de Tóquio.

*Informações CNN


+ Ciência