Jovem da Fundação CASA de Franca apresenta projeto de energia em Feira de Ciências

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de setembro de 2026 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Trabalho foi feito nas atividades pedagógicas da escola e mostra como a força do vento pode ser utilizada para gerar energia elétrica

Após uma ampla pesquisa sobre fontes limpas e renováveis de geração de energia elétrica, um jovem de 18 anos que cumpre medida socioeducativa na Fundação CASA de Franca, elaborou e apresentou um projeto durante a Feira de Ciências Municipal de Franca, realizada no Uni-FACEF.

O trabalho, que consiste em uma maquete, demonstra como a força do vento pode ser aproveitada para a geração de energia elétrica e foi desenvolvido por ele e por outros adolescentes durante as atividades escolares dentro do centro, ministradas por professores da Escola Estadual “Professora Helena Cury de Tacca”.

A iniciativa reúne conhecimentos de Ciências e tecnologia e também estimula a reflexão sobre sustentabilidade e o desenvolvimento de alternativas energéticas.

Ao levar o projeto para um espaço de divulgação científica fora do centro socioeducativo, Felipe teve a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido em sala de aula e vivenciar uma experiência de protagonismo no processo de aprendizagem.

O que diz o coordenador do CASA Franca

Para o coordenador pedagógico do CASA Franca, Taiguara dos Reis Alves, a participação reforça a importância de aproximar os adolescentes de experiências que valorizem o conhecimento.

“Apresentar um projeto em uma feira de ciências permite que o adolescente perceba, de maneira concreta, o resultado de todo o aprendizado construído durante as atividades pedagógicas. É também uma oportunidade de fortalecer a confiança, a curiosidade e o interesse pela educação”, disse.

O presidente da Fundação CASA, Acácio Miranda, destaca que iniciativas como essa ampliam as perspectivas dos adolescentes durante o cumprimento da medida socioeducativa.

“A educação é um dos principais caminhos para que o adolescente possa descobrir habilidades, desenvolver novos interesses e construir outros projetos para o futuro. Quando esse conhecimento ultrapassa os espaços da Fundação e chega a uma feira de ciências, mostramos também à sociedade o potencial desses jovens”, afirmou.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação CASA, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.


+ Ciência