Contar carneirinhos para dormir funciona? Conheça origem da prática

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 25 de março de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tentar imaginar carneiros ou ovelhas gordas, fofas e brancas pulando uma a uma sobre uma cerca é um remédio conhecido para a insônia

Contar carneirinhos para tentar afastar a insônia é uma prática conhecida há séculos – foto Freepik

 

Tentar imaginar carneiros ou ovelhas gordas, fofas e brancas pulando uma a uma sobre uma cerca é um remédio conhecido para a insônia.

Mas quem decidiu pelas ovelhas? Por que não coelhos, cavalos, sapos gigantes ou cangurus?

A História supostamente fornece a resposta: diz-se que era uma maneira para os pastores medievais, privados de companhia humana por semanas a fio, adormecerem todas as noites – eles contavam suas ovelhas até ficarem sonolentos. Se isso é verdade ou não, ninguém sabe.

O que é claro é que o conceito de contar ovelhas para dormir é tão antigo que foi mencionado em uma compilação de contos do século 13 intitulada “Cento Novelle Antiche”.

Em uma das novelas, um contador de histórias a serviço de Messer Azzolino estava tão sonolento que contou a seu mestre uma história sobre um fazendeiro tentando atravessar um rio inchado com um pequeno barco.

“Então ele pulou com uma única lã e começou a remar com toda a sua força”, disse o contador de histórias. “O rio era largo, mas ele remou e remou sem parar…”

O contador de histórias parou de falar enquanto adormecia, fazendo com que seu mestre o cutucasse para terminar a história.

“Deixe-o passar com o restante das ovelhas, e então eu continuarei; pois isso levará pelo menos um ano, e enquanto isso, vossa excelência pode desfrutar de um sono muito confortável”, respondeu o fabulista antes de dormir novamente.

A mesma história foi contada no trabalho anterior do século 12 “Disciplina Clericalis”, e até mesmo se tornou parte do livro do século 17 “Dom Quixote” – apenas nesta versão, o escudeiro de Quixote, Sancho Pança, diz para ele contar cabras, não ovelhas.

“É melhor você manter controle de quantas cabras o pastor carrega, vossa graça, porque se esquecermos uma única, será o fim da história, e não será possível contar mais uma palavra”, disse Pança a ele.

Contar carneirinhos funciona?

Então, contar carneirinhos realmente ajuda você a dormir? Procure online, e logo encontrará histórias sobre um estudo de 2002 sobre combater a insônia que colocou o conceito à prova.

Na realidade, esse não era o objetivo da pesquisa, disse a autora sênior Allison Harvey, professora de psicologia e diretora da Golden Bear Sleep and Mood Research Clinic da Universidade da Califórnia, Berkeley.

“Nosso estudo há mais de 20 anos não se tratava de contar ovelhas; era apenas sobre usar imagens mentais para combater a insônia”, disse Harvey, que conduziu a pesquisa enquanto era professora de psicologia na Universidade de Oxford.

Sua pesquisa dividiu 50 pessoas em três grupos, disse Harvey. O primeiro não recebeu instruções sobre como adormecer, enquanto os membros do segundo foram instruídos a distrair-se de pensamentos, preocupações e problemas de qualquer maneira que desejassem.

O terceiro grupo foi instruído a realizar uma tarefa de imaginação interessante e envolvente, como criar ou lembrar de um prado, uma cachoeira, uma viagem ou uma tarde de verão ao sol.

Aqueles que usaram imagens mentais relataram adormecer muito mais rápido do que os outros dois grupos, e classificaram seus pensamentos, preocupações e problemas como menos desconfortáveis e angustiantes do que as pessoas nos grupos de distração ou sem instrução.

Por acaso, dois dos participantes do estudo no grupo de distração contaram carneirinhos como uma maneira de adormecer “e de alguma forma as pessoas se apegaram a isso, acho que porque acharam divertido”, disse Harvey.

Embora ela não tenha realmente estudado contar ovelhas como uma forma de superar a insônia (e não está ciente de outros estudos que o façam), Harvey tem uma opinião baseada em seus anos como especialista em sono.

“Algo tão mundano quanto contar ovelhas geralmente não resolve”, disse ela. “Em vez disso, elaboramos um menu de opções com as pessoas, porque cada pessoa é diferente e nenhuma opção vai ajudar sempre.”

*Informações CNN