Pix: registradas 3,4 milhões de tentativas de golpes este ano, alta de mais de 350%

  • Nene Sanches
  • Publicado em 24 de junho de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A empresa de cibersegurança PSafe estima que houve mais de quatro ataques fraudulentos por minuto neste período

O número de tentativas de golpes do Pix contra brasileiros chegou a cerca de 424 mil em abril e maio de 2022, o que corresponde a um aumento de mais de 350% com relação aos meses de fevereiro e março.

Responsável pelo levantamento, a empresa de cibersegurança PSafe estima que houve mais de quatro ataques fraudulentos por minuto no período.

“Isso corresponde a quase sete mil tentativas do golpe com este tema por dia, mais de 280 por hora e quatro por minuto somente entre os meses de abril e maio”, diz o executivo-chefe de segurança da PSafe, Emílio Simoni. “E podemos ver que explorar a temática financeira é uma tendência entre os cibercriminosos, pois o mesmo crescimento está acontecendo com os golpes financeiros em geral.”

Phishing

Segundo o portal Olhar Digital, boa parte das tentativas de golpes do Pix verificadas pela PSafe tratam-se de ataques de phishing. Não é raro, segundo Simoni, que as pessoas recebam mensagens e até mesmo ligações em que o golpista informa dados pessoais, como número de CPF e nomes de familiares.

“Muito provavelmente eles tiveram acesso a banco de dados vazados na deep web e utilizam isso para aparentar que aquele contato é oficial de alguma empresa em que a vítima tem cadastro”, esclarece.

Só nos primeiros cinco meses do ano, a PSafe identificou mais de 3,4 milhões de tentativas de golpes contra 2,2 milhões em comparação ao mesmo período em 2021 — uma alta de 54,54%. Já em 2022, foram 424 mil verificações em abril e maio contra 92 mil em fevereiro e março.


+ Tecnologia