Veja como proteger o Wi-Fi do seu celular contra invasões de criminosos

  • Nene Sanches
  • Publicado em 8 de abril de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quase ninguém faz isso, mas desligar wi-fi do celular ao sair de casa é essencial: veja dicas de segurança para seu smartphone

Muita gente não sabe, mas, para andar por aí com celular é preciso proteger o Wi-Fi do aparelho para garantir a segurança de seus dados e evitar invasões ao aparelho.

Uma das principais dicas é desligar o Wi-Fi do aparelho quando sair de casa, porque ligado ele fica procurando redes abertas para se conectar. A conexão automática, se pegar uma rede pirata ou não confiável, pode dar uma imensa dor de cabeça.

Se você fez, por exemplo, login em uma cafeteria que frequenta, ou na academia, quando sair do local, desconecte o aparelho.

Redes abertas

Quanto menos redes você salvar, menos vai expor seu telefone a possíveis redes públicas. Com isso, você consegue manter seu aparelho seguro e livre de hackers, por exemplo.

Muitas vezes os usuários subestimam a conexão automática do aparelho, mas isso compromete e muito a segurança.

Sem que você perceba, o aparelho pode se conectar a uma rede indesejada, que sofre ou já sofreu ataques de hackers.

Isso pode abrir uma série de portas da sua segurança e de seu aparelho. Ao ampliar o número de conexões, você compartilha seus dados com cada vez mais redes.

Segurança completa

Depois disso, se você é um daqueles que saem na rua com o Wi-Fi ligado, deve estar se perguntando: como me proteger?

Veja as dicas:

Desligue a conexão automática do wi-fi: sim, o primeiro passo é deixar o wi-fi sempre inativo quando sair de casa. Além de garantir mais segurança, você ainda economiza um pouquinho de bateria;

Deslogue de redes conectadas: sempre que você usar uma rede pública, quando for sair do local, desconecte a rede do aparelho. Mantenha no seu celular somente aqueles que são essenciais, como redes privadas da sua casa e de familiares.

Use VPN: se você vai se conectar a uma rede pública na rua, use um VPN. O VPN é uma rede privada virtual que cria uma conexão segura e criptografada entre o seu dispositivo e o servidor ao qual você está se conectando.

Configure o wi-fi para locais específicos: uma opção é também configurar o wi-fi para ligar apenas em locais delimitados por você.

Segundo publicação do portal Só Notícia Boa, vários telefones, hoje, têm essa opção que pode ser acessada no menu do wi-fi do aparelho. Assim, você libera para que o celular se conecte apenas em regiões seguras.


+ Tecnologia