Aplicativo do Google localiza celulares perdidos até mesmo se estiverem desligados

  • Nene Sanches
  • Publicado em 12 de abril de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com prints divulgados, a tela do Encontre Meu Dispositivo apresenta um botão para ativá-la ou desativá-la manualmente

Anunciada em maio do ano passado, a nova versão da rede Encontre Meu Dispositivo enfim começou a ser lançada no Android.

O recurso apareceu na versão de testes do Google Play Services já com os novos recursos, como a opção de rastrear o aparelho mesmo quando ele estiver desligado, e pode chegar ao  grande público nas próximas semanas.

A novidade foi compartilhada pelo canal GApps Flags & Leaks, no Telegram e também aparece listada como um novo recurso da mais recente versão do Encontre Meu Dispositivo.

A função, ainda disponível a um restrito número de pessoas, pode ser vista na versão 24.12.14 Beta do Google Play Services.

O que é a nova rede?

Quando chegar a todos os usuários, a nova função fará o Encontre Meu Dispositivo funcionar a partir de uma rede integrada entre vários aparelhos com conexão Bluetooth, como celulares, fones de ouvido e tags.

Cada item envia um sinal rápido para outro aparelho e permite localizar um celular perdido com base nessas informações, mesmo quando ele estiver desligado.

As informações seriam criptografadas enquanto passam pela rede, de forma que apenas o usuário final teria acesso à posição do aparelho — e vale lembrar que seria possível usar a ferramenta para rastrear outros itens além de celulares, incluindo relógios e fones.

Como o recurso deve funcionar

De acordo com os prints divulgados, a tela do Encontre Meu Dispositivo apresenta um botão para ativá-la ou desativá-la manualmente.

Depois, é possível escolher como deseja usar a rede de dispositivos conectados: ligada em qualquer lugar, ligada apenas em áreas de alto tráfego ou desligada.

O Android ainda permite usar o próprio app da ferramenta para localizar um aparelho ou acessar uma página na web para isso, ideal para quem perdeu o celular. As informações ficam vinculadas à conta do Google conectada naquele item.

A rede originalmente estava prevista para chegar no ano passado, mas o Google confirmou o atraso e “culpou” a Apple por não ter implementado algumas especificações a tempo.

Segundo o portal Canaltech, a aparição no Beta é um sinal de que deve ser liberada ao público em breve: provavelmente, a empresa deve trazer mais detalhes na conferência Google I/O deste ano, com início no dia 14 de maio.


+ Tecnologia