Nem todas as dietas ‘low carb’ ajudam a emagrecer; entenda o que diz novo estudo

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 10 de março de 2024 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Priorizar um determinado grupo alimentar não é a melhor escolha, pelo menos não para quem deseja controlar e induzir a perda de peso com adoção de dietas low carb

Priorizar apenas um grupo alimentar não é o ideal para quem quer emagrecer – foto Freepik

 

Para quem optou por mudar a dieta, seja em decorrência de alguma restrição alimentar, ou mesmo em virtude do desejo de ser mais saudável, é preciso ter bastante atenção com a qualidade das refeições escolhidas.

Isso porque optar por priorizar um determinado grupo alimentar não é a melhor escolha, pelo menos não para quem deseja controlar e induzir a perda de peso com adoção de dietas low carb, segundo um estudo.

Ou seja, cortar os carboidratos, por si só, sem se atentar a alguns aspectos, não é o caminho ideal.

Pesquisadores da Harvard T.H. Chan School of Public Health analisaram a adoção de cinco dietas com redução de carboidratos.

Foram considerados os hábitos alimentares de mais de 123 mil pessoas em um longo período, entre os anos de 1986 e 2018.

Analisando efeitos da adoção de dietas low carb

Com idade média de 45 anos, a maior parte desse grupo era composta por mulheres (83%). Os dados foram obtidos a partir de três estudos e ofereceram uma perspectiva interessante.

Ao todo, foram cinco as dietas consideradas:

– dieta com menor ingestão geral no consumo de carboidratos (TLCD);
– dieta com menor ingestão de carboidratos e com consumo de alimentos de origem animal (animal-based low-carbohydrate diet – ALCD);
– dieta com menos carboidratos, complementada com ingestão de vegetais (vegetable-based low-carbohydrate diet – VLCD);
– dieta saudável com baixo consumo de carboidratos, rica em proteínas vegetais, com gorduras saudáveis e com redução de carboidratos processados (healthy low-carbohydrate diet – HLCD);
– dieta pouco saudável com menor consumo de carboidratos, com ingestão de proteínas de origem animal, gorduras prejudiciais e carboidratos processados (unhealthy low-carbohydrate diet – ULCD).

Ao comparar as variações do peso dos participantes com o tipo de dieta seguida, pesquisadores constataram que as dietas ricas em proteínas e gorduras de origem animal, com a presença de carboidratos processados, foram associadas a um ganho de peso mais rápido.

Dietas associadas ao controle de peso

Dietas que priorizavam o consumo de proteínas, vegetais, gorduras e carboidratos de alta qualidade, como os grãos integrais, foram associados a um ganho de peso mais lento a longo prazo.

Ou seja, esse tipo de alimentação beneficia tanto quem deseja ser mais saudável, quanto controlar o ganho de peso.

Para Qi Sun, professor do departamento de nutrição da Harvard T.H. Chan School of Public Health: “nossas descobertas podem mudar a forma como pensamos sobre as dietas populares com baixo consumo de carboidratos, sugerindo que as iniciativas de saúde pública devem continuar a promover padrões alimentares que enfatizam alimentos saudáveis, como cereais integrais, frutas, vegetais e proteínas com baixo teor de gordura”.

Apesar do recorte não ter explorado um público mais heterogêneo, o trabalho, publicado na revista JAMA Network Open, fornece uma nova visão acerca das dietas low carb e que poderá ser complementado por estudos conduzidos futuramente.

*Informações Mega Curioso


+ Boa Forma