Quer tirar a carne de vez do cardápio? Então, conheça dicas muito boas para isso

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 10 de março de 2024 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Toda forma de alimentação é saudável se for bem equilibrada

carne bovina

A alimentação sem carne traz benefícios para o corpo, meio ambiente e sociedade, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

Porém, mudar o seu cardápio pode ser um desafio, especialmente para quem ainda consome ingredientes de origem animal, mas simpatiza com a causa.

Se você não sabe como começar a adotar esse novo estilo de vida, saiba que, de acordo com especialistas, essa mudança deve ser gradual para aumentar as chances de sucesso.

Além disso, esse processo deve ser acompanhado por profissionais de saúde, por conta das necessidades nutricionais individuais.

Outro ponto a se ressaltar é que, atualmente, a indústria evoluiu a ponto de fornecer uma variedade de produtos à base de vegetais que substituem diferentes tipos de carnes.

Inclusive, diversos supermercados possuem seções dedicadas a esse tipo de alimentação. O Uber em sua versão Mercado, por exemplo, disponibiliza várias opções, basta realizar a busca “vegano”.

Que tal começar pela “Segunda Sem Carne”?

A segunda-feira é um dia conhecido como o dia das mudanças, afinal é quando tomamos novas decisões sobre nossas vidas. Então, por que não usar o momento para exercer uma virada de chave e não comer carne?

A Segunda Sem Carne é um convite para que todos possam pensar em hábitos alimentares saudáveis e entender os benefícios que a alimentação natural pode trazer para o organismo.

Entenda os benefícios

Nutricionistas recomendam que, para levar a sério a nova alimentação, é preciso entender o que o veganismo pode trazer de bom para o organismo.

Não é uma tarefa fácil mudar completamente, mas ancorada a um entendimento melhor sobre o tema há uma chance maior de sucesso.

Entendido o lado positivo, é hora de começar! Muitas pessoas iniciam a transição pelo vegetarianismo, eliminando a carne vermelha e branca. Neste modelo de dieta, são permitidos ovos, queijos e alguns derivados.

Depois, se você quiser ir mais longe, é hora de tirar o leite e derivados. Com o tempo, a mudança se torna natural.

Dê uma chance aos substitutos vegetais

O período de transição de alimentação pode ser considerado difícil, mas algumas lojas oferecem alternativas que substituem produtos de origem animal.

Com eles, o desafio de ser vegano pode se tornar mais leve e menos complicado. Basta encontrar as marcas e produtos desse tipo que mais te agradem.

Saiba como montar um prato vegetariano

Um prato 100% vegetariano é mais simples de montar do que se imagina. Porém, é importante lembrar de substituir proteínas animais como ovo, carnes e laticínios.

Um prato vegetariano com bom valor nutricional é composto por 50% de verduras e legumes (crus ou cozidos), 25% de cereais, de preferência vegetais amiláceos, e os outros 25% de leguminosas.

Recaídas acontecem: não desista!

Um estudo realizado nos Estados Unidos com mais de 11 mil adultos mostrou que até 84% dos vegetarianos sofrem algum tipo de relapso após um ano. Portanto, não se sinta sozinho ao ceder e comer proteína animal.

É normal lembrar da antiga rotina alimentar em ocasiões como encontro com amigos, churrascos de família ou festas de fim de ano, por exemplo. É preciso empenho para aceitar o que aconteceu e voltar à rotina.

Ou seja: deslizes acontecem e são comuns com todos os seres humanos, o importante é reconhecer e seguir firme no propósito!

Fonte: Alto Astral


+ Bem-estar