Música exerce papel fundamental no desenvolvimento das crianças; entenda o motivo!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 12 de outubro de 2022 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Música tem papel importante no desenvolvimento partir da 21ª semana de gestação, quando o bebê começa a identificar sons e timbres

Música exerce papel importante no desenvolvimento humano desde muito cedo – foto AP Photo / David Josek

 

A história da música com o ser humano começa a partir da 21ª semana de gestação, quando o bebê começa a identificar sons, timbres e vozes.

Depois do nascimento, a música continua a ter um papel importante para o desenvolvimento infantil

“Ela auxilia na memória, na concentração, na socialização e na coordenação motora” diz o pediatra da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Henrique Gomes.

Segundo o médico, o primeiro estímulo musical deve acontecer enquanto o bebê ainda está na barriga.

“É preferível que as crianças e fetos tenham contato com músicas mais calmas, instrumentais e com volume baixo”, diz o pediatra.

Entre os benefícios, Henrique Gomes aponta que crianças que têm acesso à música desde cedo costumam ser mais calmas e tendem a se expressar e se concentrar melhor.

Os sons também podem ser aliados na hora de colocar os bebês para dormir.

”Além do desenvolvimento, a música faz parte da higienização do sono. Ao colocar a criança para dormir, o estímulo sonoro faz com que ela durma melhor e até mais rápido”, diz o médico.

Na educação infantil, o pediatra destaca que a música pode ser usada como uma ferramenta de memorização, de socialização e também de concentração.

”Estimula muito a socialização e une as crianças, que aprendem juntas”.

Henrique Gomes diz que a criança passa entender melhor seus próprios sentimentos ao mudar o estilo de música de acordo com que está sentindo, além de ser um exercício para mente.

Assim, além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo das crianças, a música incentiva o amadurecimento afetivo e intelectual.

”Assim como você exercita o corpo para fazer exercícios, tem que exercitar a cabeça. Através da música, é possível fazer isso já que ela desperta vários sentidos”, diz o pediatra.

Para o especialista a música faz parte da educação como um todo, passando pela área intelectual e pessoal.

Por isso, o pediatra incentiva que mães para que coloquem músicas para ouvir desde a gestação e ao longo de todo o desenvolvimento infantil.

*Informações G1


+ Crianças