Confira 6 dicas para acalmar e distrair as crianças em viagens longas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 30 de dezembro de 2023 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Janeiro é mês de férias escolares e muitas famílias escolhem esse período para fazer viagens bem esperadas

Muitas famílias escolhem viajar no mês de janeiro por ser o período de férias escolares – foto Freepik

 

Janeiro é mês de férias escolares e muitas famílias escolhem esse período para fazer viagens bem esperadas.

Todavia, se a ida e a volta até o destino forem muito longas, é tiro e queda: as crianças vão ficar impacientes e começar a reclamar.

Que pai ou mãe nunca teve que responder inúmeras vezes quanto tempo faltava para chegar em algum lugar, não é mesmo?

Para evitar que isso seja um aborrecimento durante o passeio, é preciso fazer um planejamento para que os pequenos fiquem calmos e distraídos na viagem, seja ela de carro, ônibus ou avião.

Nesse sentido, as psicólogas Nathalia Heringer e Ariadny Abbud, especialistas em saúde mental infantil e adolescente, compartilham seis dicas para uma viagem tranquila e sem muitas reclamações com as crianças:

Explique tudo para as crianças

Não subestime o entendimento das crianças. Às vezes, é só explicar para elas o quanto o trajeto vai demorar, de uma forma que elas entendam, como com desenhos ou comparando com o tempo usado para alguma outra atividade com a qual elas estejam mais acostumadas.

Diga também o que elas poderão fazer nesse período ou não (por exemplo: ficarão sentadas, sem tirar o cinto de segurança).

Faça um kit viagem

Separe brinquedos, jogos, papel, lápis e massinha, entre outros, para elas terem o que fazer no período da viagem.

Uma dica de ouro é não entregar tudo ao mesmo tempo. Vá oferecendo os itens aos poucos para que elas tenham sempre algo novo para explorar.

Programe pausas

Pausas regulares a cada duas horas são importantes, não apenas para os pequenos, mas para todos. Busque se movimentar, caminhar um pouco, para acabar com o estresse da viagem longa.

Crie brincadeiras

Brincadeiras que envolvam memória e competição são bem-vindas. Sorteie uma letra do alfabeto e falem palavras que comecem com ela, sem repetir.

Troquem a letra quando alguém falar uma palavra repetida. Essa brincadeira é risada garantida e ocupa um tempo das crianças.

Se estiver na estrada, outra ideia é pedir para os pequenos anotarem quantas vezes veem um carro vermelho, por exemplo. Ao final da viagem os pais tentam adivinhar a quantidade de vezes que eles anotaram.

Leve lanches

Lanches leves e saudáveis podem ser necessários em passeios mais longos, já que a fome pode deixar as crianças mais impacientes.

Evite comidas pesadas ou pacotes que façam muita sujeira e não se esqueça de levar bastante água.

Se aproveite da tecnologia

Tablets com os desenhos preferidos ou videogames portáteis costumam entreter as crianças por um período longo e podem ser uma das opções para viagens grandes de avião.

Já no carro isso não é recomendado, segundo as especialistas. Além da tontura e dor de cabeça, isso faz com que as crianças fiquem com o pescoço baixo.

*Informações Alto Astral


+ Crianças