Doenças respiratórias em crianças comuns no outono: você sabe como evitar?

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 5 de abril de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista explica formas de fugir das doenças respiratórias mais comuns em crianças no outono, como a bronquite

Casos de doenças respiratórias em crianças durante o outono costumam aumentar – foto Freepik

 

No outono, sintomas como tosse, espirros febre, mal-estar e muita coriza se tornam muito comuns nas crianças.

A queda da temperatura e as mudanças abruptas no clima que são características dessa estação propiciam que certas bactérias e vários vírus surjam com mais frequência.

Alguns dos vírus mais presentes no período são o rinovírus, vírus da influenza (causador de diferentes tipos de gripe), adenovírus (que causam doenças resfriado, conjuntivite, bronquite e pneumonia), metapneumovirus e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Este último é responsável pela maioria dos casos de bronquiolite, uma das doenças respiratórias comuns em crianças.

Um dos vírus que mais preocupam os pais de crianças é o VSR, pois ele pode ter evolução bem rápida.

Alguns de seus sinais são respiração acelerada, afundamento da fúrcula (área próxima ao esterno) e movimento das aletas nasais, que indicam insuficiência respiratória.

A febre persistente que não abaixa com medicamentos é indício de uma evolução do problema.

“Além do tempo mais seco, temos questões como a sazonalidade natural desses agentes, em alta entre os meses de março a agosto, e ações humanas que favorecem a disseminação, como aglomeração em locais fechados e/ou com pouca ventilação e falta de cuidados ao tossir ou espirrar”, destaca Dr. Cid Pinheiro, coordenador da Pediatria do Hospital São Luiz Morumbi.

Todas essas doenças têm sua transmissão pelas vias respiratórias, passando de uma pessoa para a outra por meio das gotículas do espirro, por exemplo. Por isso, é necessário o cuidado com isso.

A dengue

Além dessas doenças respiratórias que aparecem bastante em crianças no outono, a dengue também deve continuar em evidência.

“Como em outras doenças virais, o tratamento é sintomático e a hidratação essencial. Os pais precisam ficar atentos à mudança no padrão dos sintomas. Aliás, caso isso aconteça, devem buscar novamente o pronto-socorro”, orienta o especialista.

No caso específico da dengue, ainda é crucial saber quais remédios são recomendáveis ou não. Os anti-inflamatórios são uma das categorias proibidas, já que aumentam o risco de sangramentos, uma das possíveis complicações da enfermidade.

Medidas preventivas

A melhor forma de evitar as doenças respiratórias nas crianças é incentivando-as e ajudando-as a cumprir certas medidas preventivas.

Algumas delas são:

– Evitar locais fechados e com pouca ventilação
– Higienizar as mãos
– Seguir os protocolos de tosse e espirro, cobrindo nariz e boca
– Isolamento social em caso de sintomas
– Uso de máscara facial
– Manter a carteirinha de imunização sempre atualizada

Atenção com a hidratação

Especificamente no caso da dengue, é necessário ainda eliminar os focos de água parada, usar repelentes que funcionem contra o Aedes aegypti e colocar telas nas janelas.

*Informações Alto Astral


+ Crianças