Formula Chopp

Tomar café influencia o crescimento em crianças pequenas? Descubra a resposta aqui!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 1 de abril de 2021 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Consumo de café por crianças ainda é polêmico. Estudos anteriores apontavam possível comprometimento no crescimento, o que não foi comprovado

Consumo de café por crianças ainda é polêmico

 

A sabedoria popular diz que o consumo de café por crianças não é indicado por interromper o processo de crescimento.

O consumo da bebida é, inclusive, polêmico: a maioria dos especialistas não recomenda que crianças pequenas façam o consumo.

Porém, não há indicação científica que o café tenha alguma relação com o crescimento.

Nos anos 1980, algumas pesquisas mostravam uma ligação entre os casos de osteoporose entre adultos que consumiam café, o que pode ter dado início ao boato.

A informação foi desmentida por um estudo de Harvard anos depois. A altura é determinada, primordialmente, por fatores genéticos.

A nutrição e saúde da criança também influenciam no crescimento: infecções recorrentes e a falta de nutrientes necessários podem influenciar os ossos e a altura.

A alimentação da mãe durante a gestação também está relacionada ao assunto.

Porém, não há provas que o café tenha qualquer ligação com o crescimento infantil.

Uma das teorias que chega mais próxima de relacionar a bebida à altura surgiu a partir de uma pesquisa da Universidade de Harvard publicada em 2015.

O estudo mostra que quanto mais café se consome, menor a quantidade de leite ingerida — para crianças, a bebida é essencial para a absorção de cálcio. Sem leite, que é trocado pelo café, os ossos não conseguiriam crescer corretamente.

Em entrevista ao site Live Science, a nutricionista especialista Duane Mellor, da Universidade de Aston, no Reino Unido, diz que a bebida pode ser consumida por crianças, desde que em pequenas quantidades, e que o café seja fraco.

A opção seria mais saudável do que bebidas açucaradas e refrigerantes.

Ela lembra que, apesar de não ter relação com o crescimento, o consumo exagerado de café pode causar ansiedade, pressão alta e refluxo, além de interferir no sono. Esses sintomas também podem aparecer em adultos.

*Informações Metrópoles