Prevenção de afogamento: pediatra dá dicas para um verão seguro com as crianças

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) mostram que a principal causa de morte de crianças entre 1 e 4 anos é o afogamento

Umas das principais causas de morte de crianças entre 1 e 4 anos é o afogamento – foto Freepik
Na temporada mais quente do ano, o uso de piscinas e os passeios à praia se tornam mais frequentes, o que, consequentemente, demanda maior atenção dos pais no que diz respeito a segurança das crianças.
Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) mostram que a principal causa de morte de crianças entre 1 e 4 anos é o afogamento.
Para a pediatra e neonatologista Dra. Mariana Bertoldi Fonseca, esse cenário, inclusive, torna imperativo que não apenas os pais, mas os cuidadores e a comunidade em geral também estejam bem informados sobre as medidas preventivas essenciais.
“Para a proteção das crianças menores, as piscinas precisam ser protegidas com cercas de, no mínimo, 1,5 metro de altura, que não possam ser escaladas, e portões com cadeados ou travas de segurança”.
Outras medidas essenciais incluem o uso de coletes salva-vidas adequados, além de não deixar que os pequenos sem habilidades básicas de natação entrem na água.
Nas praias é importante atentar-se às condições do mar, respeitar as bandeiras de sinalização e evitar áreas muito fundas.
“O ideal é sempre combinar supervisão inteligente, equipamentos de segurança e educação contínua, pois, assim, as crianças podem desfrutar da água de maneira responsável e protegida”, diz Dra. Mariana.
Cuidados dentro de casa
A pediatra também comenta que as praias e piscinas não são os únicos ambientes que apresentam perigo para as crianças quando o assunto são os afogamentos, pois banheiras, vasos sanitários e até mesmo baldes com água representam situações de risco caso não sejam supervisionados.
“Portanto, é imprescindível esvaziar esses locais ou deixá-los tampados ou virados para baixo, sempre longe do alcance das crianças”.
Já na hora do banho, Dra. Mariana alerta que, especialmente, os menores de três anos, não devem ser deixados sozinhos.
“Mesmo que as crianças já consigam ficar sentadas é fundamental não as deixar sem supervisão em lugares com água, pois um acidente leva apenas segundos para acontecer”.
“Nesses momentos, outra dica é não atender o telefone, nem a porta, sem antes tirar a criança da água e colocá-la em um local seguro”, orienta a médica.

+ Crianças