Volta às aulas: você sabe quanto peso seu filho pode carregar na mochila?

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 5 de janeiro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O uso inadequado da mochila escolar pode causar dores nas costas e ombros, má postura, desvios na coluna e outros problemas

Com poucas semanas para a volta às aulas, pais devem estar atentos ao peso da mochila dos filhos – foto Freepik

 

A algumas semanas do início do ano letivo, pais e responsáveis aproveitam para comprar e organizar o material escolar, incluindo um item que pode vir a ser amigo ou inimigo do aluno ao longo do ano: a mochila escolar.

Isso porque, se estiver acima do peso ideal ou mal regulada, pode causar dores nas costas e problemas de coluna.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) é que o peso carregado não ultrapasse 10% do peso da criança.

Abaixo, confira 4 dicas sobre mochila escolar:

1 – Respeite o limite de peso

É importante limitar o peso do que é carregado na mochila para não forçar a coluna mais do que o necessário.
Carregue somente o estritamente necessário.

“Leve apenas o material que será utilizado nas aulas daquele dia e evite colocar na mochila coisas que não são usadas regularmente”, diz Francisco Carlos Salles Nogueira, ortopedista titular da SBOT.

Segundo ele, uma mochila acima do peso ideal, inadequada ou mal regulada pode causar:

– dores nas costas, ombros, quadril e joelhos;
– má postura;
– desvios na coluna, como escoliose; e
– aumento da cifose (deixando a pessoa corcunda).

2 – Saiba como escolher a mochila e o jeito certo de usá-la

Segundo o especialista, uma boa mochila deve ser fabricada em material resistente, mas não pode ser muito pesada.

“Também é bom que tenha divisórias por peso, com bolsos maiores e menores. Isso vai ajudar na hora de distribuir o material”, explica Nogueira.

Ele recomenda que o que for mais pesado fique mais próximo do corpo, e o material mais leve, mais afastado.

A mochila escolar não deve ser muito grande nem muito pequena, e o que determina isso é o tamanho do aluno que vai utilizá-la.

“A mochila ideal deve ir do ombro da criança até a altura da cintura. O ideal é que fique uns 5 centímetros abaixo da linha da cintura. Não pode ser muito grande para a criança”.

“Além disso, a mochila deve ser ergonômica, respeitando as curvaturas naturais da região dorsal e da lombar. E deve ter alças largas e acolchoadas para não incomodar os ombros”, diz Nogueira.

3 – Escolha o material escolar com cuidado

Algo que pode ajudar a respeitar o limite de peso do equipamento é dar atenção extra ao material escolar do aluno.

Por exemplo, optar por cadernos individuais por disciplina pode facilitar na hora de colocar na mochila apenas o necessário para as aulas daquele determinado dia.

O mesmo vale para livros didáticos e para materiais extras que não são usados como apoio das aulas.

4 – Quando a mochila de rodinha é indicada

Algumas escolas disponibilizam armários para os alunos, o que permite deixar parte do material na instituição e levar na mochila apenas o que será necessário para estudos extras e para a realização de atividades em casa.

Mas, caso o aluno precise carregar muito peso na mochila e o armário não seja uma possibilidade, a versão da bolsa com rodinhas e puxador pode ser uma alternativa. No entanto, também é preciso cuidado com esse modelo.

“Se a escolha for pela bolsa de carrinho, opte por uma versão com o puxador ajustável. Assim, se a criança crescer ao longo do ano, não precisará forçar a coluna com uma mochila inadequada para seu tamanho”, aconselha Nogueira.

O especialista explica que a posição de puxada da mochila também demanda muito da coluna. Por isso, a alça não deve nem estar muito baixa para o aluno não precisar se curvar, nem muito alta que não permita esticar os braços.

“Esses cuidados são importantes a curto e a longo prazo e pode evitar que a criança desenvolva, mais para frente, um problema irreversível na coluna”, explica.

*Informações G1


+ Crianças