Seu bebê tem dificuldade para dormir? Expert ensina como resolver

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 24 de dezembro de 2023 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muitos pais e mães passam a noite em claro por conta do sono “picotado” dos pequenos; entenda como ajudar o bebê a dormir

Uma das piores coisas para os pais é um bebê com dificuldades para dormir – foto Freepik

 

Se tem uma coisa que é comum a quase todos os pais e mães de bebês ou crianças pequenas é a falta de sono adequado. É quase impossível dormir direito quando os pequenos não descansam por mais do que algumas horas interruptas.

Além de dar aos pais aquele merecido momento de folga, um bom sono também é muito importante para os bebês e crianças.

“O sono tem o poder de sedimentar todo o conhecimento absorvido, na parte visual, auditiva, tátil e motora”, explica a pediatra e especialista em medicina do estilo de vida Dra. Flávia Oliveira.

A quantidade de horas que o pequeno precisa dormir por dia vai depender da faixa etária específica, seguindo a regra (já contando os períodos de soneca):

Recém-nascidos: entre 16 e 18 horas
Dos quatro aos 12 meses: entre 12 e 16 horas
Entre um e dois anos: entre 11 e 12 horas
Dos três aos cinco anos: entre 10 e 13 horas

Mas, então, por que é tão difícil fazer os bebês dormirem à noite?

Razões para os pequenos não dormirem

Apesar de os pequenos precisarem de várias horas de sono, elas não necessariamente vão ser interruptas. Parte disso é por conta de questões naturais e biológicas mesmo.

É comum que as crianças só comecem a ter um descanso mais longo à noite a partir dos 2 anos de idade.

Até os três meses de vida, inclusive, a Dra. Flávia explica que o neném ainda não produz a melatonina, hormônio que contribui para a indução do sono.

“Além disso, até o terceiro ou quarto mês de vida, o bebê não tem capacidade gástrica para se alimentar e manter a saciedade por muitas horas, então, é normal que acorde para suprir essa necessidade”, complementa.

A médica, que também é autora do livro Pediatria 2.0: como os 5 pilares da Medicina do Estilo de Vida podem transformar a Pediatria, ressalta que se, após esse período, os problemas para dormir continuarem grandes, podem ser aplicadas algumas medidas, chamadas de higiene do sono.

Dicas de higiene do sono

Tudo o que acontece com os pequenos desde que eles acordam pode contribuir para o sono ou atrapalhá-lo.

Portanto, para que as crianças durmam bem, é preciso tomar medidas para garantir a exposição diária à luz solar, a hidratação e alimentação adequadas e reduzir a exposição às telas.

Outro aspecto importante para a higiene do sono é o ambiente. “O quarto deve ser arejado, com pouca iluminação, e a cama ou o berço, devem ser usados apenas para dormir. Nada de colocar a criança de castigo no berço, ou ela irá associar aquele espaço como algo ruim e relutar para dormir”, alerta a Dra. Flávia.

Para que as crianças tenham mais conforto, é preciso um colchão aconchegante e ideal, seja no berço ou já na cama.

Geralmente, essa troca ocorre aos 2 anos, porém pode ser antes se o bebê parecer desconfortável no berço ou tiver risco de tentar sair e cair.

Pensando no tipo de colchão mais indicado, Vanessa Ferraz, head de e-commerce da BF Colchões, explica que essa escolha vai depender do peso do neném ou criança.

“Os colchões de berço normalmente contam com a densidade 18 ou 20, que suportam até 20 quilos de peso. Já os para cama infantil são ideais na densidade 23, que sustenta até os 50 quilos”, diz.

*Informações Alto Astral


+ Crianças