Leite aumenta a produção de catarro? Descubra o que dizem especialistas!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 3 de março de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muita gente com filho pequeno já deve ter ouvido falar que o consumo de leite aumenta a produção de catarro quando a criança está doente

Muita gente já ouviu falar que o leite aumenta a produção de catarro quando a criança está doente – foto Freepik

 

Se você tem um filho pequeno, provavelmente ele já ficou resfriado ou gripado, com o nariz congestionado e escorrendo.

Em pelo menos uma das vezes em que isso aconteceu, alguém deve ter dito que o culpado do quadro era o leite, sugerindo que você experimentasse tirá-lo da dieta do pequeno “para fazer um teste”.

A verdade, no entanto, é que não existem evidências científicas fortes o suficiente para comprovar que o leite colabora para o aumento da produção de muco e para o agravamento de crises alérgicas respiratórias (exceto no restrito grupo de quem, de fato, tem algum tipo de alergia a esse alimento).

“Na grande maioria das vezes, há uma confusão, porque a criança pequena pega vários vírus em sequência e esses vírus deixam a secreção acumulada”.

“Então, sempre se busca um culpado e o leite aparentemente é o mais fácil de culpar”, aponta o pediatra Flavio Melo, de Bananeiras (PB), autor do perfil @flaviopediatra no Instagram.

“O leite e o nascimento dos dentes são sempre os vilões, mas não é bem assim”, diz ele nas redes sociais.

O conceito, difundido com força nos últimos anos, de que o leite e os lácteos são alimentos inflamatórios não tem sustentação científica.

Pelo menos no caso de crianças saudáveis, que não apresentam restrições, intolerâncias ou alergias específicas.

“Não é por uma minoria de crianças que têm alergia alimentar – no caso, às proteínas do leite, que têm desencadeamento de sintomas em vias aéreas (o que é raro, até dentro da Alergia à Proteína do Leite de Vaca/APLV) – que se deve retirar esses alimentos da dieta indiscriminadamente”, explica o médico. Cortar um grupo inteiro de alimentos do cardápio sem orientação pode até trazer prejuízos.

O mito de que leite dá catarro

A ideia não é nova, mas, nos últimos anos, ganhou mais força e passou a ser compartilhada efusivamente com ajuda da internet.

Além de a relação entre leite e formação de muco ser difundida pela Medicina Tradicional Chinesa, no século 12, o médico judeu Moses Maimonides também escreveu sobre como a asma poderia ser exacerbada pela ingestão de leite.

“Esse mito tem várias origens”, explica Flavio. “A primeira é de que o leite de vaca entrou como elemento na dieta humana a partir do momento em que o homem começou a viver em comunidade e a domesticar os animais”.

Até então, diz ele, o corpo tinha enzimas programadas para fazer a digestão da lactose (açúcar predominante no leite) até cerca de 4 ou 5 anos de idade.

“Depois, o ser humano não consumia mais leite, então, essa enzima parava de ser produzida e, naturalmente, a população desenvolvia uma intolerância à lactose, ou seja, se tivesse contato com leite, não ia conseguir digerir”, afirma.

Porém, quando o homem começou a domesticar os animais e a consumir não apenas o leite, como outros alimentos a partir da agricultura, ocorreu uma série de mudanças.

“Houve uma adaptação genética e boa parte da população passou a tolerar o consumo da lactose, mesmo depois da faixa etária dos 4 ou 5 anos”, conta Flavio.

“É uma demonização, baseada em estudos que não comprovam as alegações antigas, que diziam que o leite era inflamatório e que essa proteína era maléfica e causava problemas”, acrescenta.

Em uma revisão que analisou estudos desde 1948, cientistas liderados pelo médico Ian Balfour-Lynn, do Departamento de Pediatria do Hospital Royal Brompton, de Londres, na Inglaterra, concluíram que a associação é um mito, provavelmente iniciado no artigo de Maimonides.

A noção teria ganhado força com um médico que ficou conhecido como o guru dos cuidados com a saúde na infância, Dr. Spock.

De acordo com a análise, publicada na revista científica Archives of Disease in Childhood, do British Medical Journal (BMJ), em 2018, “embora a textura do leite possa fazer com que algumas pessoas sintam o muco e a saliva mais espessa e difícil de engolir, não há evidências que indiquem que o alimento leve à secreção excessiva de muco”.

*Informações Bebê.com.br


+ Crianças