Claudinei propõe que Câmara aprove Moção de Aplausos a Alexandre, vice e secretários

  • Marcia Souza
  • Publicado em 1 de agosto de 2021 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Proposta é controversa e pode expor prefeito, caso algum vereador decida votar contra a iniciativa ou deixar o recinto sem votar

Proposta é controversa e pode expor prefeito, caso algum vereador decida votar contra a iniciativa

A Câmara dos Vereadores vai votar um projeto inusitado na próxima terça-feira. Os parlamentares vão aplaudir, coletivamente, o prefeito Alexandre Ferreira, o vice-prefeito, Everton de Paula, assim como a todos os secretários municipais.

A justificativa para a Moção de Aplausos, segundo a proposta, é a “excelente gestão do município neste primeiro semestre do mandato 2021/2024”.

Segundo a apresentação da moção, a proposta é de autoria coletiva, mas os vereadores afirmam que a iniciativa é do presidente da Câmara, vereador Claudinei da Rocha.

Tal moção soa estranho no atual momento. Não que o prefeito Alexandre Ferreira não tenha seus méritos, mas ainda há muito o que se fazer e nem todas as decisões tomadas até aqui são acertadas.

Excelente ou criticado?

Prova disso são as constantes críticas que a gestão de Alexandre Ferreira recebe, todas as semanas, dos próprios vereadores na tribuna da Câmara.

São alguns exemplos disso a manutenção de praças, jardins e fontes, a gestão na vacinação contra Covid, com muitas filas, a falta de equipamentos na Emdef.

Também já surgiram críticas aos focos de favelas na cidade, demora na operação tapa-buracos, sinalização de trânsito, falta de medicamentos de alto custo, ausência de especialistas em UBSs.

Só nesta semana, houve críticas dos parlamentares à falta de poda de árvores no São Joaquim, abandono de um prédio de escola na zona leste, falta de apoio aos centros comunitários, entre outras questões.

São questões comuns à administração pública de cidades do porte de Franca, porém, se os problemas existem e são apontados pelos vereadores, é no mínimo contraditório dizer que a gestão é “excelente”.

Aplaudir pelos esforços seria até razoável, mas como está a moção dá impressão de que “força a barra”.

Saia justa

Além do aspecto de exagero que o termo “excelente” sugere, uma saia-justa pode surgir na votação de terça-feira.

Vereadores ouvidos pela reportagem dizem que podem até votar a moção, por cordialidade, mas que não consideram a gestão tão produtiva.

Alguns cogitam até deixar o plenário antes da votação, já que é obrigatório dar publicidade ao “sim” ou ao “não”.

É bem provável que nem o prefeito Alexandre Ferreira concorde com tal proposta.


+ Política