Buraco negro na Via Láctea? Centro da galáxia pode ser bolha de matéria escura!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 5 de junho de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No lugar de um buraco negro supermassivo, novo estudo sugere que o centro da galáxia pode ser composto de partículas superleves que formam uma espécie de bolha

Um novo estudo lança teoria diferente e plenamente aceita por cientistas sobre a Via Láctea

 

É uma teoria amplamente aceita entre cientistas que o centro da Via Láctea esconde um buraco negro supermassivo.

Este seria o Sagitário A, identificado devido à força gravitacional excessiva rastreada na região.

A existência de um buraco negro central já foi verificada em outras galáxias, como a M87.

Um novo estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e publicado pelo periódico científico MNRAS Letters aponta que Sagitário A pode ser, na verdade, uma bolha de matéria escura ao invés de um buraco negro.

Dúvidas e teorias sobre a região central da nossa galáxia ainda são levantadas pois, com a tecnologia atual, é impossível observar um buraco negro.

Portanto, sua existência é inferida através do comportamento dos objetos à sua volta, como as estrelas, que estão sob influência de uma força gravitacional poderosa.

O novo estudo foi gerado após uma possível nuvem de hidrogêneo, nomeada G2, ter passado pela região de Sagitário A e não ter o comportamento esperado.

Os pesquisadores avaliaram os fenômenos a partir da hipótese de o centro da Via Láctea ser composto por fermiões de matéria escura.

Essas partículas são ultraleves, então não formariam um buraco negro até que houvesse 100 vezes mais quantidade destas.

Entretanto, elas podem se acumular em uma bolha escura, e afetar gravitacionalmente os objetos ao redor.

Especialistas estimam atualmente que a parte visível do universo compõe apenas cerca de 20% de sua massa total.

O restante seria composto de matéria escura, composto que ainda não é compreendido profundamente pela ciência, e que também tem sua existência inferida pelo comportamento de objetos ao redor.

A nova pesquisa pode ligar os dois fenômenos: essas bolhas de matéria escura poderiam atingir massas críticas e colapsar em buracos negros.

Isso poderia fornecer material para explicar a formação de buracos negros, um fenômeno misterioso, e encontrar uma solução para a “falta de massa” no universo.

Contudo, todas essas explicações ainda são hipóteses, e precisam de anos de estudo para transformarem-se em explicações concretas.

*Informações CNN


+ Astronomia