Começa no sábado (10) e continua domingo: Lua atinge o apogeu em relação à Terra

  • Nene Sanches
  • Publicado em 10 de dezembro de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Lua estará nos últimos dias da fase cheia – a penúltima do ciclo atual, começando um novo ciclo (ou seja, a fase “nova”) no próximo dia 23

A distância da Lua em relação à Terra varia porque sua órbita não é perfeitamente circular – é ligeiramente oval, traçando um caminho conhecido por elipse.

À medida que a Lua atravessa esse caminho elíptico ao redor do planeta a cada mês, sua distância varia 14%, entre 356.500 km no perigeu (aproximação máxima) e 406.700 km no apogeu (ponto mais distante).

De acordo com o portal Olhar Digital, seu tamanho angular também varia pelo mesmo fator, e seu brilho também se altera, embora isso seja difícil de detectar na prática, já que as fases da Lua estão mudando ao mesmo tempo.

No domingo (11), por exemplo, a Lua estará nos últimos dias da fase cheia – a penúltima do ciclo atual, começando um novo ciclo (ou seja, a fase “nova”) no próximo dia 23.

Segundo a plataforma InTheSky.org, o tempo do circuito da Lua entre perigeu (ponto mais próximo), apogeu (ponto mais distante) e perigeu novamente é de 27,55 dias – um período de tempo chamado de mês anomalístico. Isso é um pouco mais do período orbital da Lua (27,322 dias).

Sobre as fases da Lua

A lua nova marca o início do mês em calendários lunares, como o muçulmano, e nos calendários lunissolares, tais como o judaico, o hindu e o budista.

Uma lunação ou ciclo lunar, como é chamado o intervalo de tempo entre luas novas, é sutilmente variável, com média de duração de 29,5 dias.

Durante esse período, ela passa pelas quatro fases principais (nova, crescente, cheia e minguante), e cada uma se prolonga por aproximadamente sete dias.

Também existem as “interfases”: quarto crescente e crescente gibosa (entre as fases nova e cheia) e minguante gibosa e quarto minguante (entre a cheia e a minguante).


+ Astronomia