Bolas azuis brilhantes aparecem em foto capturada do espaço; saiba o que elas são!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 19 de outubro de 2022 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) tirou a fotografia enquanto orbitava sobre o Sudeste Asiático

Astronauta tirou fotografia enquanto orbitava sobre o Sudeste Asiático – foto NASA

 

Um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) tirou uma fotografia enquanto orbitava sobre o Sudeste Asiático, e capturou duas bolas azuis brilhantes, uma vista logo acima do Mar do Sul da China (a mais alta na imagem) e a outra sobre o Golfo da Tailândia.

Segundo o Earth Observatory, da NASA, a bola azul maior, que aparece na parte inferior da imagem, é um relâmpago brilhante sobre o Golfo da Tailândia.

Geralmente, é raro observar um relâmpago de dentro da ISS, já que as nuvens cobrem esse tipo de evento. Porém, no caso da fotografia, esse fenômeno aconteceu ao lado de uma grande lacuna, o que permitiu a formação do anel luminoso.

Já a bola menor, no topo da fotografia, trata-se da Lua. A luz que reflete de volta do Sol passa diretamente pela atmosfera da Terra, e esse fenômeno transforma a Lua em uma bolha azul brilhante.

Entenda a foto

Foto NASA

 

A costa vietnamita e a Tailândia ancoram o centro da imagem (confira abaixo). Para contextualizar, a distância de Hainan a Kunming, uma cidade no sul da China, é de mais de 800 quilômetros.

No fundo da foto, a forma circular da ilha de Hainan – a província mais ao sul da China – é delineada pelas luzes de suas cidades costeiras.

Milhões de anos atrás, Hainan estava conectado ao continente. Então uma fenda se formou no estreito de Hainan e separou as duas massas de terra. Hoje, Hainan fica a cerca de 20 quilômetros da China continental.

Em várias partes da imagem, nuvens de tempestade borram as luzes da cidade em tons de branco e laranja.

A paisagem da Tailândia é iluminada pelas luzes das cidades Ubon Ratchathani, Amnat Charoen e Yasothon, e a rede de rodovias que as liga. No interior da costa do Vietnã, uma faixa de escuridão inclui áreas menos povoadas do sul do Laos.

*Informações Época Negócios


+ Astronomia