Agosto terá uma rara lua azul, após duas superluas; veja quando será

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 30 de julho de 2023 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A última vez que duas superluas completas apareceram no céu no mesmo mês foi em 2018 e a próxima vez será só em 2037

Agosto terá evento duplo no céu – foto Freepik

 

O cosmos está oferecendo um evento duplo em agosto: um par de superluas culminando em uma rara lua azul.

O primeiro show ocorre na noite de terça-feira, 1º, quando a lua cheia nasce no sudeste, parecendo um pouco mais brilhante e maior que o normal. Isso porque estará mais perto do que o de costume, a apenas 357.530 quilômetros de distância – daí o rótulo de superlua.

A lua estará ainda mais próxima na noite de 30 de agosto – a escassos 357.344 quilômetros de distância. Por ser a segunda lua cheia no mesmo mês, ela leva o nome de lua azul.

“As noites quentes de verão (no hemisfério norte) são o momento ideal para observar o nascer da lua cheia no céu oriental minutos após o pôr do sol. E acontece duas vezes em agosto”, disse o astrofísico aposentado da NASA Fred Espenak, apelidado de Sr. Eclipse por sua experiência em perseguir eclipses.

A última vez que duas superluas completas apareceram no céu no mesmo mês foi em 2018. Isso não acontecerá novamente até 2037, de acordo com o astrônomo italiano Gianluca Masi, fundador do Virtual Telescope Project.

Masi realizará um webcast ao vivo da superlua da próxima terça-feira, à medida que se eleva sobre o Coliseu de Roma.

“Meus planos são capturar a beleza disso… espero trazer a emoção do programa para nossos telespectadores”, disse Masi em um e-mail.

“A superlua nos oferece uma grande oportunidade de olhar para cima e descobrir o céu”, acrescentou.

A primeira superlua deste ano foi em julho. A quarta e última será em setembro. Os dois em agosto estarão mais próximos do que qualquer um deles.

Desde que o céu esteja claro, binóculos ou telescópios de quintal podem melhorar a experiência, disse Espenak, revelando características como mares lunares – as planícies escuras formadas por antigos fluxos de lava vulcânica – e raios que emanam de crateras lunares.

De acordo com o Old Farmer’s Almanac, a lua cheia de agosto é tradicionalmente conhecida como a lua do esturjão. Isso se deve à abundância desse peixe nos Grandes Lagos em agosto, centenas de anos atrás.

*Informações G1

 


+ Astronomia