“Achei que era um cachorro”, diz moradora que viu onça correndo pela rua do bairro

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 16 de junho de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mulher varria a calçada da casa quando avistou o animal saindo de um terreno baldio. Segundo biólogo, espécie estaria procurando comida

Animal saltou de terreno baldio e foi flagrado por moradora que varria a calçada em Igarapava (Foto: G1/Divulgação)

Era pouco antes das 19h desta quarta-feira (15), quando Clair dos Santos se deparou com uma onça parda próximo à casa onde mora, no bairro Vila Gomes, em Igarapava, a 88 quilômetros de Franca.

Ela conta que varria a calçada e, ao olhar para a rua de cima, deu de cara com o animal.

“Eu estava varrendo a calçada. Quando olhei para cima, vi aquele bicho subindo correndo. Achei que era um cachorro, era uma onça”.

A dona de casa conta que chegou a alertar a vizinha e viu quando o animal virou a esquina e sumiu pelas ruas do bairro. “Foi um susto. Nunca tinha visto”.

Câmeras de segurança

A ação foi flagrada por câmeras de seguranças, mas moradores também filmaram o animal. O caldeireiro Antônio Mário dos Santos estava chegando na casa da mãe quando viu a onça subindo a rua.

Ele afirma que ainda tentou acompanhar a onça e tirar uma foto dela, mas ela foi embora de volta para a natureza.

“Segui ela até por volta de uns dois quarteirões, onde ela virou a esquerda e ficou em um canto lá. Aí eu cheguei, fui tirar uma foto dela, só que quando eu fui para tirar foto ela pulou a cerca e andou pela mata.”

Espécie é comum no Estado de São Paulo

De acordo com o biólogo Antônio Bordignon, em declaração ao portal G1 Ribeirão e Franca, a onça que apareceu em Igarapava é da espécie parda, a mais comum no Estado de São Paulo.

Ele acredita que ela possa ter ido parar no bairro, provavelmente, fugindo de algum incêndio na região.

Ainda de acordo com o biólogo, não é uma onça ofensiva e poderia estar atrás de algum tipo de animal de pequeno porte, como uma galinha, para se alimentar”.


+ Animais