Escadas ganham conotação decorativa e seus vãos recebem várias utilidades

  • Entre linhas
  • Publicado em 22 de setembro de 2017 às 22:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para dar charme a estes espaços, não faltam ideias para adaptar armários, estantes, lareiras e até jardins

As escadas não servem apenas para interligar pavimentos. O elemento tão primordial para as construções antigas e modernas ganhou conotação decorativa, sem deixar de lado sua funcionalidade e portando-se, na maioria dos casos, como atração principal de um ambiente. Para dar charme àquele vão vazio, não falta criatividade para adaptar armários, estantes, lareiras e até jardins.

“A tendência é investir em escadas mais abertas, leves e com design diferenciado daquelas de antigamente, que eram mais fechadas. A escada acaba virando um ponto central, o destaque da sala. Até mesmo em reforma de casas e apartamentos, é possível realizar inúmeras adaptações”, observa a arquiteta urbanista Raquel Fraga.

Segundo a profissional, escadas mais leves são mais fáceis de serem integradas aos ambientes, sobretudo modelos em que a estrutura é feita em ferro, os degraus em madeira e os corrimões em vidro. “Embaixo delas, é possível construir uma lareira, por exemplo. Para compor o espaço, pode-se lançar mão de um tapete e móveis para dar a sensação de aconchego. Fica discreto, mas ao mesmo tempo, chama a atenção.”

Não pense que as escadas em alvenaria, ou até mesmo de concreto, não têm solução. Para a arquiteta, tudo é possível, e há várias alternativas para transformar o espaço embaixo dos degraus. Para isso, é preciso investir em marcenaria. “Pode-se criar uma adega, uma estante para livros, uma bancada de estudo ou home office e até um cômodo fechado, com portas, que serve tanto para armário quanto para dispensa”, sugere Raquel.

Vão que vira jardim

Pode existir vida embaixo dos vãos deixados pelas escadas. Uma boa opção é adaptar jardins nestes espaços. Entretanto, segundo Raquel, a única preocupação é com a entrada de luz no ambiente. “Até existem espécies que se desenvolvem em áreas mais escuras, porém a manutenção é mais difícil. Por isso, deve-se deixar entrar claridade na casa.”