Educação é o tema da Semana Técnica da Feapaes-SP e Uniapae-SP

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de setembro de 2020 às 11:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Semana faz parte da Série Saberes e Práticas sobre a Pessoa com Deficiência – Conhecer para Transformar

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) promoverá nos dias 15, 16 e 17 de setembro, sempre às 19h, a Semana Técnica da Educação. 

A informação foi confirma oficialmente pela presidente Cristiany de Castro, que também é secretária executiva da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Pessoas com Deficiência.

Ela diz que “o objetivo é fomentar o debate acerca de temas relevantes ao universo da pessoa com deficiência e ao terceiro setor. 

O evento acontecerá ao vivo, deforma virtual. A participação no evento é gratuita, porém é necessário realizar a inscrição previamente no site do UNIAPAE-SP, braço educacional da FEAPAES-SP. (Clique aqui).  

De acordo com a coordenadora estadual da educação da FEAPAES-SP, Flavia Catanante, as escolas de Educação Especial mantidas pelas APAES no Estado de São Paulo, em parceria com o poder público, prestam um atendimento de excelência aos alunos que não conseguem se beneficiar da escolarização oferecida pela escola comum.

Os anos de trabalho na área, fizeram das APAES referência nesse atendimento .“Com mais de 60 anos de atuação, desenvolveu uma expertise que prepara a pessoa com deficiência para a vida em sociedade a partir das adaptações razoáveis previstas na legislação vigente”,explica Flavia.

O intuito da FEAPAES-SP é fomentar os diálogos sobre o tema Educação Especial e tem como público alvo profissionais das APAES paulistas e de outras instituições que tenham interesse no assunto. 

O evento faz parte da Série Saberes e Práticas sobre a Pessoa com Deficiência – Conhecer para Transformar, que busca promover o debate e o compartilhamento de informações relevantes por meio de Lives e Webinars,além da realização de Semanas Técnicas e do I Congresso Científico, que ocorreu no mês de agosto.

Programação

Dia 15: Contextualização da educação nas APAES

Palestrantes: Flavia Catanante, coordenadora Estadual de Educação e Ação Pedagógica da FEAPAES/SP.Mestranda em Educação Universitária pela Universidade Nacional do Rosário-AR.Sócia fundadora de sete APAES da Região do Vale do Ribeira.

Dia 16: Reflexões sobre o atendimento educacional na escola comum e na escola especial

Palestrantes: Marcelo Estraviz, presidente do Instituto Doar, empreendedor social, é fundador e ex-presidente da ABCR, é também coautor do livro “Captação de diferentes recursos para organizações da sociedade civil”, autor de “Um dia de captador” e “Pause”. 

Além de ser criador do #diadedoar, do prêmio Melhores ONGs e da iniciativa certificadora de ONGs.

Dia 16: Elaboração de projetos

Palestrante: Vera Lucia de Oliveira Ponciano, mestre e doutora em Educação; Desenvolve pesquisas e ações, principalmente com os seguintes temas:avaliação de programa educacional; constituição do educador: aspectos psicossociais; projetos gestoriais; educação especial e inclusão; espaços interativos de formação e tecnologia educacional.

Dia 17: Plano Educacional Individualizado como estratégia pedagógica diferenciada

Palestrante: Márcia Denise Plestch, doutora e mestre em Educação, professora associada do Departamento Educação e Sociedade e do programa de pós-graduação em educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).


+ Educação