Saiba quais são os erros no churrasco que todos cometem – será que você também?

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 15 de maio de 2022 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Embora grelhar carnes possa parecer muito simples, existem várias maneiras de errar na hora do churrasco

 

 

Quem não ama uma bom churrasco de quintal? Os aromas de fumaça flutuando no ar, os sabores ligeiramente torrados de sua comida, o relaxamento de cozinhar ao ar livre – mas tem certeza de que está fazendo certo?

Embora grelhar carnes possa parecer muito simples, existem várias maneiras de errar. Aqui estão os erros que você provavelmente está cometendo, ou pelo menos aqueles que definitivamente deve evitar.

Usar grelhas sujas

Antes mesmo de começarmos a falar sobre carne, você precisa se certificar de que sua churrasqueira está nas melhores condições.

Uma das maneiras mais fáceis de bagunçar um churrasco é cozinhar com uma grelha suja. Gordura congelada, cinzas e poeira se acumulam rapidamente em uma grelha e nenhum deles parece muito bom para comer, não é?

A melhor maneira de manter uma churrasqueira limpa é limpá-la quando terminar de cozinhar e ela esfriar um pouco.

Os óleos sairão muito mais facilmente neste ponto. Algumas coisas que são ótimas para esfregar grelhas são escovas, jornais e até metade de uma cebola crua na ponta de um garfo de carne longo (quando a grelha ainda está quente).

Esquecer de preaquecer a churrasqueira

É fácil esquecer a churrasqueira quando se está apressado a preparar a comida para o seu churrasco, mas nunca comece a assar antes de ter a oportunidade de aquecer a churrasqueira.

Manter sua temperatura consistente e uniforme é importante não apenas para acertar os tempos de cozimento, mas também para garantir um bom sabor.

Acendedores de carvão como briquetes e fluidos podem conferir um sabor estranho à carne se ela for colocada na grelha muito cedo, então espere o máximo de tempo possível para deixar o carvão queimar – pelo menos 10 minutos.

Se for uma churrasqueira a gás ou elétrica, espere que aqueça adequadamente.

Ter uma grelha bem aquecida é a única maneira de obter aquelas lindas marcas grelhadas em sua carne e realmente melhorar o cozimento usando o calor direto em vez do calor radiante das chamas.

Temperar as carnes de mais ou de menos

Um bom churrasco não é nada sem um bom tempero ou marinada. Mas quando e como usar os molhos e temperos são questões complicadas.

Nem todas as carnes se beneficiam de uma marinação longa outras ficam sem graça se não forem temperadas com antecedência.

Quando forem marinadas ou com molho, o truque é escorrer o excesso da marinada antes de colocá-la na grelha e continuar regando em camadas finas de caldo à medida que o cozimento avança, acrescentando sabor sem queimar os açúcares presentes na maioria dos molhos.

Se ainda não estiver bom o suficiente para você, pincele um pouco mais antes de servir.

Assar carne gelada ou congelada

Tecnicamente falando, você pode cozinhar carne congelada na grelha, mas existem vários problemas potenciais que você pode encontrar, um dos quais é o cozimento desigual.

Dependendo do tipo de grelha que você tem e como a fonte de calor é distribuída, você pode acabar com algumas carnes parcialmente cozidas e outras que estão cozidas demais.

É difícil monitorar o cozimento quando você começa a partir de uma temperatura tão fria, porque a parte externa pode parecer pronta, mas o centro ainda pode estar frio ou ligeiramente congelado.

Outro problema é o sabor perdido. Cozinhar carne congelada significa que você não poderá temperá-la ou mariná-la com antecedência, o que torna mais difícil dar sabor depois de cozida.

Finalmente, a qualidade entre carne fresca e congelada está longe de ser igual. Mas se você tiver apenas o tipo congelado, recomendamos que você descongele a carne e deixe atingir a temperatura ambiente antes de cozinhar.

Superlotar a churrasqueira

Quando você está oferecendo um churrasco para um grupo de pessoas é inevitável que acabe cozinhando uma variedade de carnes, alcatra, picanha, costelinha, lombo, linguiça, salsicha, asinhas de frango e, é claro, abacaxi, pão de alho… É tentador jogar tudo na grelha de uma vez para começar a festa, mas isso é um grande erro.

Fique calmo e cozinhe uma coisa de cada vez, começando com a carne que precisa de fogo alto e depois reduza gradativamente a temperatura para cozinhar as linguiças e o frango.

A carne grelhada precisa descansar um pouco antes de ser consumida, então use o tempo de maneira inteligente, talvez grelhe alguns vegetais e pãezinhos enquanto isso. Contanto que você tenha petiscos prontos, todos ficarão felizes.

Perder o controle do fogo

Um bom fogo é algo realmente hipnotizante, mas mesmo quando nosso desejo primordial de cozinhar carne em uma churrasqueira cheia de labaredas está sendo satisfeito, um fogo fora de controle pode provocar pânico.

A boa notícia é que, a menos que você adicione uma grande quantidade de álcool ao seu churrasco, as chamas estranhas e saltitantes provavelmente não são nada com que se preocupar.

O truque é saber o que é uma “chama boa” e uma “chama ruim”. Fumaça preta e acre vinda de um churrasco queimado que está na grelha há muito tempo é ruim.

Chamas saltando em resposta ao gotejamento de gordura de um bom pedaço grande de carne ou peixe? Isso é bom. Aproveite o poder da chama para obter uma carne grelhada verdadeiramente deliciosa.

Montar espetos com tempos de cozimento diferentes

Espetos com lindos vegetais coloridos e grandes e suculentos cortes de carne parecem absolutamente deliciosos, mas na verdade são muito difíceis de cozinhar corretamente.

A maioria dos vegetais cozinha muito mais rápido do que a carne, o que significa carne mal cozida ou vegetais cozidos demais.

A melhor maneira de saborear um bom espetinho misto é se limitar a porções compostas apenas de carne ou de vegetais, ou tentar combinar pedaços grandes de vegetais com pedaços relativamente pequenos de carne.

Eles também são notórios por pegar fogo, então molhe os palitos de madeira na água com antecedência ou enrole um pequeno papel alumínio em cada extremidade para protegê-los das chamas.

Misturar carnes cruas e cozidas

Um erro surpreendentemente comum cometido ao grelhar é colocar a carne cozida no prato onde estava a carne crua. Esta é uma ideia realmente ruim, pois os germes da carne crua podem ser facilmente transferidos para as partes boas.

A maneira mais fácil de evitar isso é trazer um segundo prato limpo para a carne cozida e pedir a alguém que tire o prato de carne crua assim que esvaziar, ou vire-o de cabeça para baixo para que você não se sinta tentado a usá-lo.

*Informações Receitas sem Fronteiras


+ Gastronomia