Projeto ‘Apaexonado por Bike’ ensina a andar de bicicleta e as regras de trânsito

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 17 de novembro de 2022 às 10:00
  • Modificado em 17 de novembro de 2022 às 11:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa da APAE de Franca tem objetivo de incluir e educar com aulas de ciclismo e orientações sobre direitos e deveres no trânsito

A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca está desenvolvendo o projeto Apaexonado por Bike, em parceria com a Fundação Itaú.

São cerca de 60 pessoas atendidas pela instituição que aprendem a andar de bicicleta e recebem orientações sobre as regras e a rotina de trânsito.

De acordo com o projeto, “o objetivo é incluir socialmente através da bicicleta e educar para o trânsito, bem como promover a qualidade de vida, desenvolvimento integral, autonomia e independência da pessoa com deficiência”.

O Apaexonado por Bike surgiu em 2019, por iniciativa da assistente de Gestão de Convênios da APAE Franca, Letícia Sara, que desenvolveu o projeto junto dos profissionais da área de educação física da instituição e o inscreveu na Fundação Itaú. A parceria foi aprovada.

Material de segurança

“Nesse projeto foi prevista a contratação de professores para ensinar os atendidos a andarem de bicicleta e regras de trânsito. E também foi prevista a aquisição de material de segurança – capacetes, joelheiras – e as bicicletas, além das placas de trânsito”, disse a coordenadora de Assistência Social da APAE Franca, Viviane Vaz.

Atualmente, o Apaexonado por Bike atende 60 usuários, divididos em quatro turmas de 15 alunos e dois educadores, cada. São duas aulas por semana, com duração de uma hora e meia, que acontecem em uma espécie de minicidade com as sinalizações de trânsito, no Espaço de Eventos da APAE Franca.

O projeto tem duração de 10 meses e a previsão é de encerramento neste mês de novembro. A expectativa é que a conclusão das aulas seja celebrada com passeios dos alunos fora do ambiente da APAE, para que eles possam vivenciar a rotina do trânsito e suas regras, para que, dessa forma, tenham noções dos seus direitos e deveres como pedestres e ciclistas.


+ Inclusão