Por que plantar ajuda a reduzir risco de câncer e melhora saúde mental? Veja!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de janeiro de 2023 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os cientistas confirmaram que plantar ajuda a reduzir risco de câncer, melhora saúde mental e une as pessoas

Plantar e mexer com a terra faz bem à saúde e une as pessoas – foto Freepik

 

Plantar, mexer com a terra e flores ajuda a melhor a saúde física e a saúde mental. É o que mostra um estudo feito pelo Departamento de Estudos Ambientais da Universidade do Colorado, Boulder, nos Estados Unidos.

Os cientistas confirmaram que plantar ajuda a reduzir risco de câncer, melhora saúde mental e une as pessoas.

É positivo ainda aliar a jardinagem à alimentação baseada em frutas e vegetais fibrosos, fazer exercícios e buscar conexões sociais.

Todos estes elementos juntos colaboram para aliviar o estresse e a ansiedade, reduzindo os riscos de várias doenças, “não importa aonde você vá, as pessoas dizem que há algo na jardinagem que as faz se sentir melhor”, disse a Jill Litt, coordenadora da pesquisa.

Correlação e Casualidade

Jardinagem, alimentação saudável, exercícios físicos e bons amigos tudo isso junto é o que os cientistas chamam de “caso clássico de correlação ou causalidade”.

Para identificar detalhes destes aspectos, Jill Litt recrutou 291 adultos que não lidam com plantas, com idade média de 41 anos, da área de Denver.

Metade do grupo foi designada para jardinagem comunitária e a outra, colocada em uma área de controle para aguardar um ano para começar a jardinagem.

O grupo da jardinagem

O grupo de jardinagem recebeu gratuitamente uma horta comunitária, algumas sementes e mudas e um curso introdutório de jardinagem.

Ambos os grupos foram pesquisados ​​sobre sua ingestão nutricional e saúde mental. Eles também foram submetidos a medições corporais e usaram monitores de atividade.

O grupo comum começou na primavera e no outono o pessoal do grupo de jardinagem. Eles comiam em média 1,4 gramas, ou 7% a mais de fibras por dia do que o grupo de controle. Pode parecer uma pequena diferença, mas não é.

“Um aumento de um grama de fibra pode ter efeitos grandes e positivos na saúde”, disse o co-autor James Hebert, diretor do programa de prevenção e controle do câncer da Universidade da Carolina do Sul.

O grupo de jardinagem também aumentou sua atividade física em cerca de 42 minutos por semana e viu seus níveis de estresse e ansiedade diminuírem, com aqueles que chegaram mais estressados ​​e ansiosos vendo a maior queda nos problemas de saúde mental.

Alimentação saudável

Muitos dos participantes da pesquisa vivem em áreas onde o acesso a frutas e vegetais frescos a preços acessíveis é extremamente limitado.

Alguns eram imigrantes de baixa renda que viviam em apartamentos sem jardim, e ter uma horta lhes permitia cultivar alimentos baratos.

A horta comunitária também pode construir conexões sociais dentro das comunidades e oferecer um espaço para as pessoas compartilharem sua cultura.

“Mesmo que você venha para a horta procurando cultivar a comida sozinho em um lugar tranquilo, você começa a olhar para o terreno do vizinho e compartilhar técnicas e receitas, e com o tempo os relacionamentos florescem”, disse Litt.

Assim, melhorou a qualidade de vida das pessoas que mexeram com plantas. Pense nisso!

*Informações Good News Network