Comprou pinheiro de Natal e não sabe cuidar? Veja dicas para não perder a planta

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 25 de dezembro de 2023 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os pinheiros, também conhecidos como “tuias”, são os preferidos da decoração natalina. E com os cuidados corretos, essas plantas podem durar mais tempo

Se você comprou um pinheiro para o Natal, saiba que ele pode durar muito mais com os cuidados certos – foto Repórter Diário

 

Usar pinheiro natural como árvore de Natal é uma alternativa para deixar a decoração natalina mais requintada em casa.

Outra vantagem é que a planta não precisa ser admirada apenas nas festas de final de ano, pois pode ser replantada em jardins e quintais. Mas, para isso, é preciso que ter cuidados adequados com o pinheiro, desde o momento da compra.

Os pinheiros, também conhecidos como “tuias”, são os preferidos da decoração natalina. E com os cuidados corretos, essas plantas podem durar mais tempo.

Thamara D’Angieri, gerente de Marketing e Produto da cooperativa Veiling Holambra, orienta que a escolha do local é importante.

Veja as principais dicas:

Dentro de casa

O local mais indicado para alocar o pinheiro é um canto fresco, pois lugares quentes agilizam a desidratação da planta. “E um lugar sem luz solar direta”, avisa Azevedo.

Girar o vaso a cada semana também é recomendável, assim todas as folhagens podem receber iluminação (que não pode ser direta) na mesma proporção.

A rega deve ser feita três vezes por semana, mas com pouca água. “Mantenha o solo úmido, mas sem encharcá-lo”, alerta.

Colocar um prato embaixo do vaso também não é indicado, visto que isso pode afogar a planta. “Regue sempre pela borda, molhando toda a extensão do borrão da planta”, detalha.

Para ter certeza se o pinheiro precisa ser regado, uma dica é colocar as mãos na terra. “Se o dedo sair sujo, nem precisa de água, pois significa que ainda está úmido”, fala.

Lugar certo: opte por um local bem ventilado dentro de casa, com fonte de luz indireta. Evite locais em que a temperatura oscile muito;

Água: o indicado é regar todos os dias ou a cada dois dias. A terra não deve ficar encharcada, mas sim úmida.

Dica: pulverize água nas folhas, assim elas permanecem frescas e vibrantes.

E depois do Natal?

Plante a árvore no jardim, se você tiver essa possibilidade.

Neste caso, é importante que o pinheiro seja colocado aos poucos em contato direto com a luz do sol, para se acostumar.

*Informações G1 Agro